O Jornal que fala por você

Greca alinha suporte ao novo modelo de concessão do transporte de Curitiba

O World Resources Institute (WRI) vai dar suporte à formatação do novo modelo de concessão do transporte público de Curitiba com foco na eletromobilidade.  A intenção foi manifestada ao prefeito Rafael Greca pelo diretor de Mobilidade Urbana do WRI, Felipe Ramirez Buitrago, em reunião realizada na sede da instituição, em Washington (EUA). 

O WRI é uma organização global de pesquisa sem fins lucrativos sediada em Washington, que trabalha para proteger e restaurar a natureza. Tem como parte de seus objetivos a busca pela estabilização do clima e a construção de comunidades mais resilientes, a fim de garantir um futuro sustentável.

“Hoje nós dedicamos a nossa agenda ao encontro com o nosso estimado amigo Filipe Ramires, que já foi secretário de Transportes de Bogotá, na Colômbia, e que agora é diretor de mobilidade urbana da organização WRI. Essa importante organização é também parceira de Curitiba na nossa construção de eletromobilidade e de transportes públicos”, disse o prefeito. 

Além de Greca, participaram do encontro o secretário de governo municipal e presidente do Ippuc, Luiz Fernando Jamur; o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto; a assessora de Investimentos do Ippuc, Ana Cristina Jayme; e o assessor de Articulação Política, Lucas Navarro de Souza.

BID também apoia

No ano passado, o BID já havia manifestado apoio ao novo modelo de transporte, através do presidente da instituição, o economista israelense-brasileiro Ilan Goldfajn. A concessão vigente do serviço público de transporte de Curitiba vence em 2025.

Greca reforçou que o suporte do BID é importante para que se crie um horizonte que permita a Curitiba chegar a 100% da frota de ônibus elétricos no futuro.

Greca falou também sobre a necessidade de se optar por ações sustentáveis pelo bem do futuro do planeta, lembrando que Curitiba adotou a governança inovadora como Plano de Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas de Curitiba (PlanClima), criado a partir da assinatura da Carta de Compromisso da Cidade de Curitiba com a Deadline 2020 – Meta 2020 da Rede C40 de Grandes Cidades para Liderança do Clima.

“Nós já estamos sentindo os efeitos das mudanças climáticas no Brasil com tempestades catastróficas. Por isso temos pressa em buscar ações mais sustentáveis para mitigar o aquecimento global”, disse Greca.

Iniciativa elogiada

O diretor do WRI elogiou a iniciativa de Curitiba de dar um passo decisivo para tornar a mobilidade moderna e sustentável.

“Estamos muito felizes em apoiar todas as iniciativas de transformações de Curitiba que agora se prepara para adotar os ônibus elétricos e infraestrutura para meios de transporte sustentável, porque isso vai resultar em benefícios para todos os habitantes da cidade. Podem sempre contar com nosso apoio para implantar iniciativas como esta que trazem muitos benefícios para a qualidade de vida das pessoas”, disse Ramirez.

Para o secretário Luiz Fernando Jamur, o início da eletromobilidade planta a semente da modernidade no transporte coletivo de Curitiba.

“É muito importante deixar este legado para a cidade Temos que trabalhar pela descarbonização e ao mesmo tempo dar um salto qualitativo no transporte”, disse Jamur.

Prefeito Rafael Greca reúne-se em Washington, com o diretor de Mobilidade Urbana do WRI, Felipe Ramirez Buitrago
Foto; Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *