O Jornal que fala por você

Curitiba chega aos 331 anos como a capital da sustentabilidade do Brasil

A energia renovável gerada pela luz solar que aquece os 8,6 mil painéis fotovoltaicos da Pirâmide de Curitiba, as sombras e a qualidade do ar vindas das 450 mil árvores plantadas desde 2019, dentro do programa 100 mil árvores, o avanço na matriz verde e a busca por novas energias fazem Curitiba chegar aos 331 anos como uma das cidades mais sustentáveis do Brasil. Os curitibanos e as pessoas que escolheram a capital paranaense para viver têm muitos motivos para comemorar.

Qualidade de vida, 50 parques e bosques para passear, se exercitar e ter bons momentos em família e com os amigos, cuidado com os rios, com as ações do programa Amigo dos Rios, a busca pela eletrificação do transporte público, as hortas urbanas e a polinização feita pelos Jardins de Mel são alguns dos exemplos que fazem Curitiba ser referência em sustentabilidade ambiental.

Áreas verdes

Hoje, os moradores de Curitiba já contam com 50 espaços verdes que, somados a praças, jardinetes, eixos de animação e jardins ambientais, chegam a quase 13 milhões de metros quadrados de áreas preservadas. Tudo isso resulta em mais de 60 metros quadrados de área verde por habitante, quando o mínimo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 12 metros quadrados por habitante.

Soluções para o calor

Com as ondas de calor cada vez mais intensas e frequentes, as plantas podem servir de companheiras na busca por um clima mais agradável. Foi pensando nisso que o técnico de informática Arnaldo Medeiros foi até a Regional Pinheirinho garantir uma muda de árvore, dentro do programa 100 mil árvores, para plantar no quintal.

Revolução solar

A Pirâmide Solar de Curitiba completa um ano de vida, já garantindo a produção de 30% da energia consumida pelos prédios públicos da Prefeitura. Em um ano foi gerada uma economia de R$ 1,76 milhão, que podem ser revertidos em investimentos em outros setores da cidade.

Reserva Hídrica do Futuro

Durante o Smart City Expo Curitiba 2024, um dos maiores eventos de inovação do mundo, o prefeito Rafael Greca assinou a Ordem de Serviço para as obras do marco inicial da Reserva Hídrica do Futuro (RHF). A intervenção vai transformar 300 mil m² de área de antigas cavas de produção de argila e areia às margens do Rio Iguaçu, no Umbará, em um parque com espaços de convivência, lazer e esporte. Serão R$ 4,5 milhões investidos em estruturas urbanas e equipamentos públicos que vão ajudar a promover a preservação da região.

Família Folhas

A educação ambiental também faz de Curitiba uma cidade sustentável. Com a Família Folhas, a Prefeitura mantém várias ações e apresentações teatrais, além de campanhas publicitárias, que passam conceitos ambientais para curitibinhas e adultos. A separação correta do lixo e os cuidados com o meio ambiente estão entre as lições ensinadas.

Foto: Hully Paiva/SMCS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *