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Comida instagramável, onde foi que erramos?

       Salve meus lindos gafanhotos culinários, como é que vocês estão? Primeiramente quero lhes desejar um 2024 muito próspero, cheio de alegrias e sonhos realizados. Eu, por aqui, vou tentar fazer de tudo para que este ano tenhamos muitos artigos curiosos sobre este tema que tanto amamos, a comida. Neste primeiro texto do ano vou tratar de um assunto que vem me chamando atenção já faz algum tempo e me parece que agora chegou a hora de tocar nesta feridinha social. Vou falar das comidas instagramáveis, mais do que isso, dos lugares instagramáveis e suas paredinhas muitas vezes ridículas cheias de badulaques instagramáveis, sim eu sei, estou usando muitas vezes a palavra instagramável. Não se trata de um erro de texto, mas espero que sirva para chamar sua atenção para a banalidade da palavra e de como ser instagramável se tornou sinônimo de qualidade.

     Então vejamos, a minha primeira reflexão é algo instagramável é mesmo indicador de alta qualidade na comida? Lhes respondo de pronto que não, não é mesmo! Como cozinheiro, professor, consultor e escritor da área da gastronomia fico assustado com o que ando vendo por aí. As pessoas não se preocupam mais com o item principal de uma refeição que é o sabor, obviamente a apresentação é algo fundamental, mas não principal, de nada adianta ser, de novo, instagramável, se a comida for ruim. O máximo que vai acontecer é, e aqui falo diretamente a empresários do setor, o seu cliente virá pela foto do cantinho da luxúria, vai tirar uma foto sorrindo para seus seguidores, comerá a sua comida e se ela for ruim, ele nunca mais voltará.  E para você que vai a restaurantes por causa do cantinho instagramável, da comida instagramável ou da atendente instagramável, se faça uma pergunta, eu voltaria neste lugar se a comida fosse ruim? Tenho absoluta certeza, e aqui correndo o risco do pleonasmo, já que toda certeza é absoluta. Não! Você não voltaria.  Eu também não.

      A segunda reflexão será sobre o poder de influência das redes. Ahh chef mas hoje em dia é assim mesmo, tudo tem que ser instagramável, caso contrário não vende, ahh chef mas as pessoas querem ir aonde está todo mundo indo, ahh chef mas as pessoas usam isso para decidir aonde irão comer, etc… Vou lhes contar uma historinha, em 2018 o britânico Oobah Butler realizou uma façanha digamos curiosa para analisarmos, ele criou do absoluto zero um restaurante fictício o The Shed at Dulwich, para alavancar o falso restaurante no site TripAdvisor e pasmem senhoras e senhores, cegou ao topo sendo considerado como o melhor restaurante de Londres mesmo sem existir.

     Para isso ele se utilizou de resenhas escritas por seus amigos e para dar credibilidade à existência do lugar, comprou um telefone, fez um website e produziu algumas fotos instagramáveis, pronto restaurante da moda criado com sucesso, muitos blogueiros e jornalistas começaram a compartilhar as resenhas em suas redes, eis que Butler vai além e marcou uma data para um jantar especial, tendo em vista inúmeros pedidos de reserva de clientes normais, evidentemente  influenciados pelo efeito manada estavam loucos para realizar uma reserva no “restaurante”. O jornalista decide fazer este jantar em no fundo quintal de sua casa, colocou algumas mesas e cadeiras improvisadas, luzes e todo tipo de badulaque instagramável. Agora é que vem a parte divertida, ele serviu para os convidados que pagaram para estar lá comida de saquinho e lasanhas de micro-ondas, apenas retirando a comida pronta, colocando no micro-ondas, distribuindo em um prato meio chique e colocando algumas firulas tal como brotinhos e azeites coloridos. Para que os cientes não escutassem o tilintar do aparelho malévolo aquecedor de comida (micro-ondas) foi contratado um Dj para tocar musicas da moda. Detalhe que esqueci de mencionar, não existia nenhum chef de cozinha no dia do famigerado jantar exclusivo do “melhor restaurante de Londres”. Eram apenas Butler e seus amigos pregando uma peça em todo mundo. Por tudo isso gafanhotos, fiquem atentos e não deixem ser enganados por estas fake foods. Tenham senso crítico, o importante sempre será o sabor. Comida boa de verdade nos deixa lembranças na alma e não nas imagens que compartilhamos nas redes. E lembrem sempre, cozinhar é um ato de amor. 

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