O Jornal que fala por você

Zoológico de Curitiba abriga exemplar de onça de pelagem negra

Um rugido diferente chama a atenção de quem está no Zoológico Municipal de Curitiba. Neste horário, foi aberta a caixa onde a onça-pintada melânica (pantera negra) Cacau, de 70 quilos, veio transportada de Brasília para Curitiba, dentro do avião solidário da Latam.

A recomendação da vinda da Cacau para o Zoo de Curitiba foi feita pela Studbook Keeper do Programa de Conservação ex situ da Onça-pintada, da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (Azab), e o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). 

Cacau é a primeira onça nascida no Refúgio Biológico Bela Vista, da Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu (Oeste), e está com 7 anos de idade. A onça passou uma temporada no Criadouro Conservacionista Instituto Nex, sendo um dos últimos exemplares de onça melânica do bioma Mata Atlântica (animal raríssimo, infelizmente quase extinto). 

Espaço para viver

No novo recinto, Cacau vai ter 500 metros quadrados para caminhar, correr e se exercitar pelas várias plataformas e outras estruturas que visam promover o bem-estar animal. 

Também terá duas piscinas para se refrescar nos dias de calor de Curitiba e nadar, comportamento típico de onças na natureza. Cacau terá como vizinhos, também em casas novas que serão em breve inauguradas, os já moradores do Zoo Ares, Raoni e Maya (onças-pintadas) e as pumas Juma, Gordo e Mali.

Transporte

Cacau foi transportada gratuitamente de Brasília a Curitiba, pelo programa Avião Solidário da LATAM, em parceria com a AZAB (Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil), o que reduziu em 17 horas a viagem em comparação com um deslocamento terrestre. A onça ficou no compartimento de carga de um voo de passageiros, devidamente acondicionada, e depois transportada até o Zoológico por uma equipe da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. 

Avião solidário

Com 11 anos de existência, o programa Avião Solidário da Latam já beneficiou mais de 140 milhões de pessoas no Brasil com o transporte gratuito de mais de 921 toneladas de cargas, 4,6 mil animais e 282 milhões de vacinas contra a covid-19 para todos os estados brasileiros e o Distrito Federal. 

Foto: Thiago Lisboa/SMCS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *