O Jornal que fala por você

Oração e descanso

Por Pe. Osni Dos Anjos,Reitor do Santuário São Francisco de Assis

A oração que leva ao descanso é a oração do coração. Jesus ordena, “pedi”, mas pedi com o coração. Para nós que damos tanta importância à mente, aprender a rezar com o coração tem importância especial. Nas palavras do místico russo Teófano “rezar é descer com a mente ao coração e ali ficar diante da face do Senhor, onipresente, onividente dentro de nós”.

No coração, originam-se impulsos impenetráveis, além de sentimentos, disposições e desejos conscientes. O coração também tem suas razões e é o centro da percepção e do entendimento. Finalmente, ele é a sede da vontade: faz planos e chega a uma boa decisão. Assim, é o órgão central e unificador de nossa vida pessoal. Nosso coração determina nossa personalidade e é, portanto, não só o lugar onde Deus habita mas também o lugar ao qual Satanás dirige seus ataques mais ferozes. Esse coração é o lugar da oração.

Assim, a oração do coração é a oração da verdade. Desmascara as muitas ilusões sobre nós mesmos e sobre Deus e nos conduz ao verdadeiro relacionamento do pecador com o Deus misericordioso. Essa verdade é o que nos dá o “descanso”. Quando ela se abriga em nosso coração, somos menos distraídos por pensamentos mundanos e nos voltamos mais sinceramente para o Senhor de nossos corações e do universo. Assim, as palavras de Jesus: “Felizes os corações puros: eles verão a Deus” (Mt 5,8) tornam-se reais em nossa oração.

Pergunta-se: “Então como se deve rezar?” Temos a resposta: Não há, em absoluto, necessidade de fazer longos discursos; basta estender a mão e dizer: Senhor, aqui estou, fala que te escuto. E se o conflito ficar mais ameaçador, dizer: Senhor, ajuda-me! Ele sabe muito bem do que precisamos e nos mostra sua misericórdia.

Quando rezar, não procure se expressar em palavras extravagantes pois, quase sempre, são as frases simples e repetitivas de uma criancinha que nosso Pai do céu acha mais irresistíveis. Não se esforce em muito falar, para que a busca de palavras não lhe distraia a mente da oração. Uma única frase nos lábios do coletor de impostos foi suficiente para lhe alcançar a misericórdia divina: “Senhor tem piedade de mim, pois sou um pecador”; um pedido humilde feito com fé foi suficiente para salvar o bom ladrão: “Senhor, lembra-te de mim quando estiverdes em sua glória”; ao que Jesus Respondeu: “Ainda hoje estarás comigo no paraíso”. A tagarelice na oração sujeita a mente à fantasia e à dissipação; por sua natureza, as palavras simples tendem a concentrar a atenção.

Uma importante característica da oração do coração é que ela inclui todos os nossos interesses. Quando entramos com a mente no coração e ali ficamos na presença de Deus, então todas as nossa preocupações mentais se transformam em oração. O poder da oração do coração é, precisamente, que por meio dela, tudo que está em nossa mente se transforma em oração.

Isaac, o Sírio, escreve:

“Procure entrar na câmara do tesouro… que está dentro de você e então descobrirá a câmara do tesouro do céu. Pois ambas são a mesma coisa. Se conseguir entrar em uma, você verá ambas. A escada para este Reino está escondida dentro de você, em sua alma. Se você purificar a alma, ali verá os degraus da escada que deve subir.” Pois afinal, onde está o teu tesouro, aí está o teu coração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *