O Jornal que fala por você

Obra vai melhorar o trânsito entre os bairros Capão Raso e CIC

A Prefeitura trabalha para desatar mais um incômodo “nó” que prejudica o trânsito em ruas que ligam bairros do sul da cidade. Está em andamento a obra de reestruturação e correção geométrica na confluência das ruas Pedro Gusso, Senador Accioly Filho, Theophilo Mansur e Gregório Thomaz, na divisa entre Capão Raso e CIC.

Coordenada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas(Smop), a intervenção inclui a implantação de calçadas planas e acessíveis, ciclovia, paisagismo e novo sistema de drenagem no local.

A obra que vai dar um novo traçado na confluência das ruas Pedro Gusso e Senador Acioly Filho começou com a escavação das pistas e alargamento das vias. Também iniciaram os serviços para a implantação de novas caixas de captação de águas pluviais, que vão criar um um sistema de drenagem local mais eficiente.

A regularização das calçadas, que serão planas e acessíveis seguindo o padrão do projeto Caminhar Melhor, a ciclovia e o paisagismo serão as etapas finais. A previsão de conclusão dos trabalhos é para a primeira quinzena de abril, porém, o cronograma pode sofrer alterações se houver muita chuva no período.

De acordo com Rodrigo Araújo Rodrigues, secretário municipal de Obras Públicas, o novo traçado da via, com a implantação da rotatória em formato alongado – onde todos os veículos param antes de acessá-la e há ilhas para a travessia de pedestres – vão garantir a segurança tanto para quem circula de veículo ou caminhando.

A intervenção integra um lote de obras similares e planejadas pelo Instituto de Planejamento e Pesquisa de Curitiba (Ippuc) para melhoria do sistema viário em toda a cidade. Nos próximos meses, obras de correção geométrica e regularização de calçadas serão executadas em outra cinco ruas: Izidoro Chanoski, Arthur Leinig, Carlos Razera, João Tschannerl e Antônio Drade.

As intervenções promoveram impactos positivos, como maior segurança de condutores e pedestres e redução nos tempos de deslocamentos. São exemplos as obras de correção geométrica da Cruz do Pilarzinho e da Rua Eduardo Sprada (CIC) e as adequações no entroncamento das ruas Mateus Leme, João Gava e Nilo Brandão, na esquina do Parque São Lourenço.

Outro exemplo está no Campo de Santana, onde as obras de correção geométrica e implantação de uma rotatória na confluência das ruas Presidente João Goulart, Dirce Rogal Tomazeli, Marcos Bertoldi e Alda Bassete Bertholdi reorganizaram a circulação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *