O Jornal que fala por você

O que considerar ao escolher seu próximo emprego?

Por Fábio Steren, gestor de recrutamento e seleção

Não houve uma única empresa que não adequou seu modelo de negócios durante a pandemia. Importantes processos que, timidamente são discutidos há anos, foram impulsionados durante o isolamento social, abrindo portas para novos critérios de seletividade de vagas e valorização de benefícios complementares – que superam até mesmo o salário ofertado. Dentre tantos requisitos, a escolha do seu futuro emprego deverá ser pautada em uma análise criteriosa e balanceada entre vários pontos.

Obviamente, todos querem ser recompensados financeiramente por nossos esforços no trabalho. Mas, de nada adianta focarmos apenas no nosso desenvolvimento e crescimento pessoal, se deixarmos de lado o tempo para descansarmos e termos uma melhor qualidade de vida. As progressões de cargo e maiores remunerações logo perderam espaço para um maior desejo pela flexibilidade na jornada, metas mais bem definidas e, acima de tudo, lideranças inspiradoras que estimulem o desenvolvimento constante.

Como prova dessa nova busca, uma pesquisa feita pelo LinkedIn identificou que 78% dos profissionais confirmam que a pandemia despertou seus interesses por mais flexibilidade no trabalho. Ainda, cerca de 30% afirmaram que deixaram seus empregos pela falta de políticas flexíveis e, quase 40% já consideraram essa possibilidade em algum momento de suas carreiras. Um grande alerta para os empregadores.

A ascensão do home-office foi um tremendo contribuinte para esse crescente desejo. Sendo implementado por grande parte do mundo corporativo durante a pandemia, mostrou a possibilidade de profissionais manterem seu desempenho excepcional mesmo à distância, sem prejuízos em sua produtividade ou qualidade do trabalho. Não à toa, 58% dos brasileiros preferem mudar para o trabalho híbrido ou totalmente remoto neste ano, segundo um estudo feito pela Microsoft.

Toda mudança traz desafios de adaptação para a empresa e os funcionários – mas, com disciplina e organização diárias, é possível se adequar perfeitamente, indo ao encontro destes novos anseios dos profissionais e conseguindo atrair os melhores talentos do mercado para impulsionar um negócio.

Ao iniciar esse estudo, é importante compreender a fundo os reais motivadores destas mudanças, assim como se os desejos dos candidatos estão de acordo com as aspirações da empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *