O Jornal que fala por você

Filé Mignon Vegano – A carne vegetal

Salve, salve seus mequetrefes! Olhem só esta notícia, a Charley’s Steak House, uma rede de churrascarias da Flórida que se acaba de se vangloriar de ser a primeira Steak House nos Estados Unidos a servir um bife à base de plantas.

O bife vegano, chamado de FU Filet Mignon, custa US$ 69 (aproximadamente R$ 337) e é feito pela startup israelense Chunk Foods123. Segundo os responsáveis pela Charley’s, o bife vegano é tão saboroso e suculento quanto o bife de carne animal, e eles não conseguem detectar a diferença entre os dois, será? Além do fator sabor   os defensores do chamado bife vegetal dizem que existem vários outros motivos para comer “carne” vegetal em uma churrascaria, dependendo do seu objetivo e do seu estilo de vida.

Alguns deles são: Experimentar novos sabores e texturas, praticar uma alimentação mais sustentável e ética, variar o cardápio e consumir mais nutrientes, aproveitar o churrasco com os amigos sem abrir mão das suas escolhas alimentares e dar uma chance ao novo.

Você se identifica com algum desses motivos? Se sim, talvez você possa pegar um avião e se deslocar até os EUA e degustar esta maravilha da alimentação “saudável”. Ou então ir até São Paulo onde já existe uma churrascaria totalmente vegana, não! Não é pegadinha do malandro, foi isso mesmo que você leu, uma churrascaria totalmente vegana, é A Coruja que fica entre a Pompéia e a Vila Romana.  Lá, é possível saborear um rodízio completo com “carnes” veganas, espetinhos, acompanhamentos e sobremesa, tudo feito com ingredientes de origem vegetal.

Mas afinal, o que é esta tal de carne vegetal? Segundo o Portal Vegano, é um alimento à base de plantas, mas que foi produzido com a intenção de imitar a carne de origem animal. A carne vegetal pode ser feita com diversos ingredientes, como soja, quinoa, jaca, cogumelos, grão-de-bico, lentilha, entre outros.

Veja eu acredito que é muito válido todos estes movimentos, no entanto eu sempre digo que o problema é a lacração, quer ser vegano, vegetariano, ou qualquer “ano” da vida, seja! Mas não torne isso uma bandeira na qual você fica por aí tentando converter todo mundo para o seu mundo melhor.  Uma de minhas principais críticas é exatamente aos valores agregados a este tipo de produto, veja o exemplo da churrascaria americana onde coloca ao lado de sua descrição bonitinha um valor bem desproporcional ao preço de uma carne natural, eles cobram $69,00 por um mísero filé, convenhamos, isso é um absurdo. Ora se este produto é assim tão fantástico, por que então custa tão caro.

Por que não encontrar um meio em que este tipo de alimentação seja mais acessível a todos, inclusive para aqueles que passam fome no mundo. Infelizmente não é isso que acontece, tais produtos em sua grande maioria é destinada a um seleto grupo de pessoas que pode pagar altos valores. Penso que enquanto estes ativistas do mundo verde não descobrirem alguma forma de baratear estes produtos, tudo não passará de uma narrativa vazia e cheia de arrogância.

Coma o que quiser, vista-se da forma que quiser, ame da forma que entender ser mais agradável, mas apenas pare de ser um chato, se você que está lendo este artigo for um destes chatos, pare! Respeite para ser respeitado, eu acredito que todos possamos conviver tranquilamente e pacificamente neste mundão de Meu Deus. Seja feliz!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *