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Falha no atendimento

Chef Ale Gonçalves é proprietário dos restaurantes O Fornari e da Pistache Pizza e Gastronomia. Formado em Gastronomia pela Universidade Positivo e pós graduando em Docência de Gastronomia no Ensino Superior e comanda um canal no Youtube

Uau, já é 2022!!! E com o novo ano que se inicia novos planos são elaborados, novos sonhos buscam sair do papel e novas oportunidades aparecem. Ocorre que para muitos donos de bares e restaurantes, tais acontecimentos ficam muito longe de serem realizados, pelo simples fato de não prestarem atenção nos detalhes do seu negócio. Vou lhes contar uma experiência que vivenciei agora em minhas férias, ah! Detalhe que foram as primeiras férias de verdade depois de mais de 15 anos, chamo de férias de verdade aquela a qual você pode sair sossegado junto com a família por um determinado tempo sem ser bruscamente interrompido por alguma má notícia do tipo, o fulano faltou, e daí você precisa parar tudo e sair correndo para apagar o incêndio do seu empreendimento. Pois bem, isso é passado, tanto é que tive tempo suficiente para passar por algumas experiências e vou lhes contar apenas uma.

Estávamos eu e minha digníssima mais sogra e sogro em uma bela praia do litoral sul de São Paulo, final de tarde por volta das 18hs, bateu aquela fominha. Buscamos informações dos locais para saber onde poderíamos ter uma refeição digna de turistas. Ficamos sabendo que uma hamburgueria famosinha de outra cidade havia inaugurado recentemente uma unidade pertinho de onde estávamos hospedados. Já havíamos inclusive experimentado os hambúrgueres anteriormente, então pareceu uma boa ideia conhecer a nova unidade, agora começa a nossa saga. 

Eu e meu sogro pegamos o carro e fomos direto até o local, chegando lá a primeira bola fora, eles estavam abertos, mas não poderiam nos atender, nas palavras da mocinha que nos atendeu “não posso tirar seu pedido senhor porque o moço que sabe mexer no sistema e tira pedidos está atrasado”, oi? Como assim? Mais ninguém foi treinado para fazer o pedido dos clientes? E já que ninguém foi treinado no sistema, a pessoa que estava atendendo não poderia simplesmente anotar os pedidos dos clientes em um pedaço de papel? Muitas oportunidades de fazer melhor foram perdidas neste dia. Sempre falo aqui para vocês que o tripé do bom negócio deve sempre ser cumprido, quis sejam, local agradável, confortável e limpo. Comida de qualidade superior com foco no produto e insumos bases e atendimento de excelência. No caso de nossa experiência posso dizer que o local até que estava limpo, não era assim tão confortável, mas espere lá, estamos na praia e não espero que tenhamos cadeiras estofadas e taças de cristal, ok neste quesito posso dizer que estava ok. Em relação aos hambúrgueres que experimentamos, o veredito é faltou muito para que fosse tão bom quanto os que são servidos na loja matriz, ficaram devendo, mas até que deu para matar a fome. Agora em relação ao atendimento, ah! Esse sim me irritou.

Bem, sigamos na saga da tentativa de comer um bom hambúrguer. Depois de mais de uma hora, isso mesmo senhores, uma hora de atraso do “menino do sistema, quando finalmente chegou teve muito trabalho, uma vez que nós não éramos os únicos a esperar, pelos menos 30 pessoas ansiosas, famintas e com cara de poucos amigos estavam passando pela mesma experiência. Não demorou muito até que ele percebesse o primeiro problema a ser resolvido, qual seria a sequência de chegada dos clientes? De tal forma que tivemos algumas pequenas discussões do tipo, hey! Eu cheguei primeiro, ou acho que devo ser atendido primeiro pois estou com crianças etc. etc. O que poderia ser resolvido com um sistema muito simples de senhas que algum anjo de dentro do restaurante poderia ter elaborado, tal fato não aconteceu, daí a confusão estava formada. Depois de alguns minutos de discussões, meio que de alguma forma milagrosa uma fila se organizou. 20 pessoas foram atendidas antes de nós, após realizarmos o pedido esperamos mais de uma hora e meia para que finalmente pudéssemos retirar os sanduiches e levar para casa para o povo que a estas horas já estavam achando que tivéssemos sido sequestrados ou abduzidos.

Pois bem meu povo, contei toda esta aventura para que vocês possam perceber o quanto pode-se errar no atendimento, veja estamos falando de uma hamburgueria, não de um restaurante estrelado ou coisa parecida, mas mesmo assim atitudes básicas e simples poderiam ter sido tomadas pelos gestores do negócio para que os clientes não sofressem por todo este inconveniente. Você vai me perguntar, você voltaria mais vezes lá chef?  Sei não!!

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