O Jornal que fala por você

Dicas para economizar combustível

De acordo com um estudo do Indicador de Poder de Compra de Combustíveis, calculado pela Fipe com base em dados da PNAD Contínua (IBGE) e divulgado pelo Panorama Veloe de Indicadores de Mobilidade, encher o tanque do carro no segundo trimestre de 2023 consumiu até 12,1% da renda das famílias brasileiras. 

“Os gastos com combustíveis são difíceis de serem reduzidos, pois  são despesas essenciais. No entanto, algumas práticas podem contribuir para a economia e a otimização do uso do combustível, seja gasolina, álcool ou diesel”, explica o especialista Alexsandro Laures. 

A primeira e principal orientação para economizar combustível no dia a dia é manter o veículo em boas condições. Para isso, é essencial estar com a manutenção em dia, principalmente no que diz respeito à injeção eletrônica, bobina, distribuidor, vela e cabo de ignição.

A aceleração abrupta e excessiva, assim como a frenagem brusca contribuem significativamente para um alto consumo de combustível. A indicação é analisar o trânsito de maneira panorâmica e abrangente, antecipando possíveis frenagens e avaliando todos os automóveis ao seu redor, mantendo a velocidade e a rotação do motor o mais constante possível.

Segundo o especialista, não há uma marcha que gaste mais ou menos combustível. O que gasta combustível é a forma que se dirige.  A troca de marchas deve ser realizada no tempo e na rotação adequados, considerando as características do motor e do veículo. 

Em subidas, diversos aspectos influenciam no consumo excessivo de combustível, sendo o peso e a carga do veículo os principais. Cabe destacar que cada modelo de carro comporta uma capacidade de carga que pode transportar, descrita no manual do automóvel. “

O especialista indica que, em paradas acima de um minuto, é possível desligar o motor do veículo para economizar combustível. No entanto, em casos de paradas rápidas, como em semáforos, não vale a pena desligar o motor.

O uso do ar-condicionado e dispositivos eletrônicos, como faróis auxiliares e limpadores do para-brisa, deve ser moderado, pois contribuem para o consumo de combustível. 

O mercado hoje oferece diversos tipos de combustíveis no posto e muitos motoristas desconhecem as especificidades de cada um e o que cada automóvel demanda. A gasolina comum não possui aditivos de limpeza, ao passo que a gasolina aditivada contém alguns detergentes adicionados ao combustível. As premium e a podium trazem componentes de limpeza especiais e são indicados para veículos de alto rendimento, aproveitando assim a potência do motor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *