O Jornal que fala por você

Comprar um carro ou reformar a casa: entenda o que fez os brasileiros procurarem mais pelo consórcio como poupança durante a pandemia

Modalidade de poupança compartilhada programada criada no Brasil, consórcio continuou crescendo nos últimos dois anos

Uma das dúvidas mais comuns de quem está fazendo planos para comprar uma casa ou um veículo é como tirar essa ideia do papel. Nesse momento, surgem, entre outras opções, o consórcio. Em 2021, de acordo com dados do Consórcio Araucária, mesmo em um período atípico, de pandemia e instabilidade econômica, a modalidade cresceu 6,5% em relação ao ano anterior. Quando se trata do consórcio de imóveis, esse percentual salta para 9%.  

Segundo dados do Consórcio Araucária, o perfil dos solicitantes de consórcio – ou consorciados – é formado por jovens, em sua maioria homens, dos 25 aos 45 anos. “Existe um mito de que consórcio é ‘coisa de velho’, mas o fato é que os jovens vêm buscando mais essa modalidade. Sem as facilidades oferecidas por essa modalidade, a aquisição de bens móveis e imóveis seria quase impossível para a grande maioria”, ressalta o gerente regional, Alecsander Daré. 

Dados do Consórcio Araucária indicam também que a busca pelo consórcio tem aumentado no interior do Paraná. Somente na última década, foram administrados mais de  R$1,5 bilhões em crédito em praças estratégicas como Maringá, Cascavel e Toledo.

Crescimento na procura por consórcios
Alguns dos motivos para o crescimento da procura por consórcios é o aumento da taxa de juros, registrado nos últimos meses. Neste mês, o Copom anunciou a taxa de 10,75% ao ano, o que deve fazer com que as pessoas reduzam a procura por financiamentos tradicionais, conforme avalia o gerente regional do Consórcio Araucária, Alecsander Daré. Não existe aplicação de juros em consórcios, apenas a taxa de administração fixa e previsível. 

Na avaliação da empresa, a tendência é de que a procura por consórcios para motocicletas também tenha crescimento, uma vez que, conforme pesquisa Edelman, promovida pela Paypal, o hábito de compra por delivery subiu de 14% para 22% quando se trata de pedidos diários. Além do delivery, os reajustes constantes do combustível e o preço de automóveis novos e seminovos está provocando aumento na busca por motocicletas, de acordo com o Consórcio Araucária.

Reforma de imóveis
Outra modalidade de consórcio com procura crescente tem sido a de reformas de imóveis. Um levantamento da Casa do Construtor e AGP Pesquisas mostrou que 68% dos brasileiros fizeram algum tipo de reforma entre 2020 e 2021 e que 70% ainda pretendem fazê-lo no primeiro trimestre deste ano. “Os planos de consórcio para reformas estão cada vez mais procurados e é perceptível que as pessoas estão querendo transformar sua moradia em um local mais aconchegante, amplo e até produtivo por estarem passando mais tempo nela ou até trabalhando”, resumiu Alecsander. 

Atualmente, um grupo com crédito de R $50 mil foi criado especificamente para atender à demanda por reformas com parcelas acessíveis, de até R $350. 

O que é consórcio?
O consórcio é uma modalidade de compra baseada na união de pessoas – físicas ou jurídicas – em grupos, com a finalidade de formar uma poupança para a aquisição de bens móveis, imóveis ou serviços. A formação desses grupos é feita por uma administradora de consórcios, autorizada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil. O sistema de consórcios é regulamentado por lei e completará 60 anos em setembro de 2022.

Nesse sistema, o valor do bem ou serviço é diluído em um prazo predeterminado e todos os integrantes do grupo contribuem ao longo de um período. Mensalmente (ou conforme estipulado em contrato), a administradora os contempla, por sorteio ou lance, com o crédito no valor do bem ou do serviço contratado, até que todos sejam atendidos.

“Diferente de um financiamento, quem está no consórcio pode parcelar integralmente o valor do crédito, ou seja, não precisa dar uma entrada. Os prazos de pagamento também são diferenciados, conforme a necessidade. Além disso, a pessoa pode ser sorteada durante o período e obter o crédito mais rápido ou dar lances para acelerar sua contemplação”, explicou Alecsander Daré.

No entanto, quem deseja adquirir um bem por meio da modalidade de consórcio deve ficar atento para não cair em golpes ou ter problemas no futuro. É preciso consultar as informações da empresa que será contratada no Banco Central e buscar opções que tenham solidez no mercado e condições financeiras para se manter, evitando cair em propostas fora da realidade. Outro ponto importante é ler atentamente todas as cláusulas do contrato para garantir que tudo o que foi acordado durante a venda esteja contemplado no documento.

Consórcio Araucária
O Consórcio Araucária é uma empresa paranaense fundada em 1978. Opera na comercialização de cotas de consórcio nos segmentos de automóveis, motocicletas, imóveis e serviços. Além da matriz, em Curitiba, conta com unidades distribuídas por todo o estado do Paraná por meio de uma rede de mais de 400 empresas parceiras. Desde 2012, a empresa está associada à BR Consórcios, que tem como CEO, Rodolfo Montosa, proponente da Lei do Consórcio durante sua passagem como Presidente da ABAC (Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios). Em 43 anos, o Consórcio Araucária entregou mais de 150 mil bens.

Consórcio, Pandemia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *