O Jornal que fala por você

Bicicletas novamente 

Por Mary Derosso

Você pode até dizer, que estou repetitiva, mas a verdade é bem mais séria, pois continuo observando diariamente, os ciclistas de nossa cidade, colocando suas vidas em risco e pior colocando    a vida de outras pessoas. 

Diariamente circulam, pelas canaletas destinadas aos ônibus expressos e biarticulados (faixa privativa para o transporte coletivo), inúmeros ciclistas. Tal atitude ocorre pela manhã, a tarde e à noite, em total desrespeito a legislação vigente. E olha, que nossa legislação, com relação a mobilidade urbana das bicicletas é muito bem elaborada. 

Muitos utilizam estas canaletas para irem ao trabalho, para escola ou faculdade e para passearem, simplesmente. Mas, aos finais de semana aumenta a circulação de bicicletas, podendo ser observados grupos de ciclistas que saem juntos, para passear por nossa cidade. 

Muitas vezes encontramos ciclistas circulando entre os automóveis, ao invés de utilizaram a faixa da direita, conforme determina a legislação e em outras vezes, circulam no sentido oposto ao do tráfego de automóveis. Pura insensatez e irresponsabilidade. Mas, experimente buzinar em sinal de alerta, além de gestos e xingamentos, você poderá ter seu veículo chutado, sem poder reclamar com o agressor. 

Outro problema sério, que continuo a indagaras autoridades, diz respeito aos equipamentos sinalizadores, para bicicletas. 

Pense bem, se uma motocicleta, para andar pelas ruas e rodovias, mesmo durante o dia, precisa estar com o farol acesso, para aumentar a visibilidade, o que falar de uma bicicleta. São pequenas, não fazem barulho e finas, mal a gente consegue vê-las em dia de sol, imagine em dias de chuva ou nublado e a noite. 

Nossas autoridades precisam com urgência, determinar que as bicicletas precisam estar equipadas com faróis apropriados e com sinalizadores, para que não só os motoristas, mas também os pedestres possam vê-las, em qualquer hora do dia, evitando assim acidentes fatais ou não. 

Fica aí a dica. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *