Autorizado início das obras de dragagem e revitalização de Matinhos
Começou a etapa de dragagem de areia das Obras de Recuperação da Orla de Matinhos, no Litoral do Paraná
Obras de Recuperação da Orla de Matinhos, no Litoral do Paraná, começou. Os últimos meses foram marcados pela mobilização das tubulações e do canteiro de trabalho, o governador Carlos Massa Ratinho Junior solicitou, por rádio, ao comandante da draga que está no mar, o início do bombeamento de areia.
É uma obra emblemática. Após a dragagem, Matinhos contará com faixa de areia de 70 a 100 metros de largura, de Caiobá até o Balneário Flórida. Os investimentos envolvem R$ 314,9 milhões, um dos maiores em andamento no Paraná.
Além da engorda da faixa de areia, as obras em Matinhos contemplam estruturas marítimas semirrígidas, canais de macrodrenagem e redes de microdrenagem, e revitalização urbanística da praia e da calçada com o plantio de árvores nativas. Também serão realizadas melhorias na pavimentação asfáltica e a recuperação de vias.
O objetivo é minimizar os impactos gerados pela combinação do desequilíbrio de sedimentos, ocupações mal planejadas e ressacas no Litoral. Essa combinação vem destruindo e comprometendo boa parte da infraestrutura urbana, turística e de lazer no município.
Dragagem
As obras de dragagem serão realizadas até o mês de novembro. A primeira fase será em Caiobá. Quando encerrada, a Linha de Recalque será rebocada até o Balneário Riviera, possibilitando o engordamento da faixa de areia na Praia Central e nos outros balneários.
O processo é realizado pela draga Galileo Galilei, autotransportadora de sucção e arrasto. Esta é a primeira vez que o Paraná recebe uma embarcação com tanta tecnologia embarcada. Este tipo equipamento possui cisterna e propulsão própria, o que permite sua navegação até a chamada jazida de empréstimo, onde ela draga a areia, deposita em sua cisterna e em seguida manda o material pela tubulação que está submersa e permanece em posição dinâmica para recalcar a areia até a praia, onde os tratores fazem o espalhamento na parte seca.
Na parte submersa, o próprio movimento das ondas se encarregará de fazer esse espalhamento da areia. A draga tem capacidade de 18 mil metros cúbicos em sua cisterna, e pesa em torno de 31,2 mil toneladas. Seu comprimento total é de 166 metros, com potência de bomba de 3,4 mil KW ao arrastar e 14 mil KW ao descarregar.
O navio acomoda uma tripulação de 32 passageiros. Ele também foi utilizado para as obras de dragagem e aterro hidráulico de Balneário Camboriú e várias outras obras de dragagem portuária em Santos, Rio de Janeiro e Itajaí.