O Jornal que fala por você

Aula de campo apresenta reciclagem e sustentabilidade às crianças

Duzentos estudantes da rede municipal de ensino de Curitiba participaram das atividades do programa Linhas do Conhecimento no Palácio Solar 29 de Março, sede da Prefeitura de Curitiba.

A programação teve a presença do prefeito Rafael Greca, que conversou com as crianças, no Salão Nobre, sobre sustentabilidade, reciclagem e Família Folhas.

Também foi tema do encontro a importância da participação das escolas no Fala Curitibinha, projeto voltado ao público infantil nos moldes da consulta pública Fala Curitiba. A iniciativa é realizada pelo programa Linhas do Conhecimento da Secretaria Municipal da Educação e pelo Instituto Municipal de Administração Pública (Imap).

No turno da manhã participaram do encontro as escolas municipais CEI Jornalista Claudio Abramo (Pinheirinho) e Vila Torres – Noely Simone de Ávila (Matriz) e o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Vila Lorena (Cajuru).

À tarde, foi a vez das escolas UEI Poeta João Cabral de Melo Neto (CIC), CEI Professora Tereza Matsumoto (Boqueirão) e Dona Lula (Cajuru).

“Sintam que a cidade é de vocês, é de todos nós, coletivamente”, disse o prefeito, que recebeu das crianças do CMEI Vila Lorena um projeto para transformar em pracinha o terreno que fica atrás da creche. “Também fico muito feliz de ver que vocês saber reciclar o lixo, são muito sabidos”, completou Greca.

A aula de campo começou nas calçadas do entorno do Palácio 29 de Março, sede da Prefeitura, de onde é possível ver o Palácio Iguaçu (sede do Governo do Estado), a Assembleia Legislativa do Paraná, o Tribunal de Justiça e o prédio do Tribunal do Júri. Os estudantes também aprenderam sobre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e sobre os desenhos da pavimentação com petit-pavé, ligada à história de Curitiba.

Ao final da aula, os estudantes receberam gibis do personagem Curitibinha.

Também participaram a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, o coordenador do Linhas do Conhecimento, Gustavo Prestini, chefes dos Núcleos Regionais da Educação e as professoras do programa.

Pertencimento

Desde 2017, o Linhas promove práticas de exploração e conhecimento da cidade em aulas de campo, propostas lúdicas e projetos culturais em museus, parques, praças, Faróis do Saber e Inovação, entre outros espaços da cidade. A intenção é fortalecer a consciência urbana, a sustentabilidade, o amor e o pertencimento à cidade. São 271,5 mil participações de crianças e estudantes e 28 mil professores, em 137 rotas diferentes.

Crianças das escolas municipais participantes do programa ‘Linhas do Conhecimento durante uma visita à Prefeitura
Foto: Ricardo Marajó/SMCS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *