O orgulho do professor
Chef Ale Gonçalves é proprietário dos restaurantes O Fornari e da Pistache Pizza e Gastronomia. Formado em Gastronomia pela Universidade Positivo e pós graduando em Docência de Gastronomia no Ensino Superior e comanda um canal no Youtube
Sempre quis ser professor, mesmo quando não tinha a menor ideia do que este oficio faria pela minha vida, eu queria ser professor, eu sempre fui aquele cara que montava grupos escolares, que passava cola para os amigos ou que para fixar melhor as matérias ficava “ensinando” os amigos do ensino médio, colégio e depois faculdade. Sempre gostei muito de ler e de estudar, muito embora não fosse lá um grande aluno, o esforço em muitas vezes compensava a falta de inteligência em algumas matérias e assim foi minha vida toda, mesmo sem que eu percebesse.
Na vida adulta, um dos meus primeiros empregos foi de estoquista em uma loja, em menos de seis meses desenvolvi um método que facilitava meu trabalho, meu supervisor na época vendo minha dedicação me tornou um instrutor de como melhorar os processos dos estoques de outras lojas. Quando fui gerente de loja, uma de minhas principais características sempre foi de ensinar o que sabia aos meus comandados. Desde que decidi ter a gastronomia como meu ganha pão, o ato de ensinar sempre andou ao meu lado, afinal, um bom chef deve ser um excelente professor, caso contrário sua vida dentro da cozinha ficará muito difícil, uma vez que se a equipe não compreender o que exatamente o chef busca em seus pratos, os resultados tendem a serem desastrosos.
A docência me salvou quando fechei meus restaurantes em meio ao turbilhão da pandemia da Covid 19, Meus alunos me fizeram acreditar que sim, este poderia ser meu ganha pão para o resto de minha vida, mas o que me deixa mais orgulhoso é ver alguns alunos se saindo muito bem no nosso tão difícil ramo.
A vida de professor de gastronomia me abre algumas portas e grandes oportunidades para que eu possa ser aquilo que sempre sonhei em ser, pontes! Para que as pessoas sejam melhores, para que tenham as mesmas oportunidades que tive quando ainda era estudante de gastronomia.
Explico! Na semana passada eu e meu grande parceiro Rafael Kula estivemos em Castro para atender a Alegra Foods em um evento no qual fomos responsáveis por toda a operação do stand da empresa na feira da Agroleite. Para este trabalho escolhi pessoalmente alguns alunos do IGA, pensando em obter uma boa equipe, mas acima de tudo alunos que vislumbrei algo de especial em suas atitudes dentro de sala de aula.
Para meu total orgulho, nosso evento foi um sucesso, os alunos passaram uma semana inteira trabalhando em média 16 horas por dia, atendendo um público estimado de mais de 90 mil pessoas durante todos os 5 dias de feira. Estes alunos foram simplesmente perfeitos, dedicados e com um nível de entrega que raramente se vê até mesmo em profissionais da área, sem praticamente um único incidente com qualquer um deles, só tivemos elogios, tanto pelos contratantes, bem como dos clientes atendidos. Tanto na cozinha como no atendimento, todos foram fantásticos. Imaginem o orgulho que senti ao escutar de alguns diretores e gestores da empresa que esta equipe era ímpar, e quando eu dizia que eram todos ainda alunos de gastronomia simplesmente ninguém acreditava. Isso só me faz acreditar que o caminho da educação é que vai salvar nosso mercado e que este comportamento que estes alunos tiveram é oque queremos, não somente para o ramo da gastronomia, mas sim também em nossa sociedade. Vou aqui terminar com um sonoro parabéns, meninos, vocês foram incríveis!!! O meu orgulho simplesmente não cabe dentro do meu coração.