O Jornal que fala por você

Quem cozinha melhor? O Homem ou a mulher?

Chef Ale Gonçalves é proprietário dos restaurantes O Fornari e da Pistache Pizza e Gastronomia. Formado em Gastronomia pela Universidade Positivo e pós graduando em Docência de Gastronomia no Ensino Superior e comanda um canal no Youtube

Olá queridos leitores, aqui mais uma vez Chef Alê Gonçalves tendo o prazer de escrever para vocês.

Hoje quero levantar uma lebre que há muito tempo me intriga, quem cozinha mais? O homem ou a mulher? 

Tenho visto muitos amigos e amigas, não profissionais se aventurando nas cozinhas e isso me deixa muito orgulhoso, pois percebo que estamos novamente dando valor àquela comidinha caseira que durante muito tempo foi deixada de lado para uma alimentação mais industrializada. Ver mais casais inclusive cozinhando juntos para mim é uma grande alegria, mas daí vem a pergunta, como serão os moldes das cozinhas caseiras hoje no Brasil? Será que mais homens ou mulheres cozinham para suas famílias? Fica aqui documentado a pergunta para que possamos pensar a respeito, de minha parte por tudo que tenho visto e pesquisado, há maioria é masculina, o que para mim é uma grande notícia, mostra que as diferenças e preconceitos estão caindo por terra, sim o homem pode ser o “dono de casa”, o modelo de família mudou, os casais tem menos filhos, com isso sobra mais tempo para dar atenção à família e nada melhor para unir uni-la do que a comunhão na cozinha.

Durante alguns anos nos afastamos daquele lugar mais aconchegante da casa. Nossa estrutura social nasceu em volta do fogo, e acredito que é para lá que voltaremos, o “fogo” no caso é o fogão, é a cozinha, é a mesa de jantar e isso precisa ser resgatado por todos nós. 

O homem hoje aprendeu que pode e deve ajudar nos afazeres da casa, não porque precisa ajudar a esposa, mas sim pelo simples fato de que ele também convive naquele lar e como cidadão daquela pequena sociedade também tem alguns deveres a ser cumpridos, não que o hábito de cozinhar para a família seja um dever ou um fardo, mas faz parte da rotina de uma família e quando vejo homens indo para a cozinha porque gostam, realmente fico muito orgulhoso deste novo homem, muitos amigos me pedem receitas e dicas de como cozinhar isso ou aquilo, como faço um risoto, homem adora fazer risoto! Rsrs! É chique!! Mas não dá pra comer risoto todo dia não é mesmo, e é aí que o gosto pela gastronomia toma conta das pessoas e elas vão em busca de mais conhecimento para fazer cada vez melhor aquele jantarzinho que a família tanto merece.  Então para quebrar um pouco a rotina, vou te passar aqui uma receitinha basicona de risoto, vamos lá!

     Comece pelo caldo; em uma panela grande coloque cebola, cenoura e salsão todos cortados grosseiramente e deixe cozinhar por no mínimo 40 minutos, coe e reserve.

Vamos para o risoto; em uma frigideira grande coloque uma colher de manteiga e um fio de azeite, salteie alguns camarões por dois minutos e reserve-os, na mesa frigideira coloque cebola e alho picadinhos, refogue por cinco minutos, adicione alho poró picado e depois o adicione o arroz, tem que ser arbório, frite por dois minutos e adicione um pouco de vinho branco, espere o álcool evaporar.

A partir daqui está o grande segredo de todo risoto, não parar de mexer. VáVá adicionando o  caldo aquecido de duas em duas conchas até obter um arroz “all dente”, ou seja ainda firme. Mais ou menos 12 conchas de caldo serão suficientes para o cozimento.

Retorne os camarões e o restaste do alho poró, adicione um bom punhado de queijo parmesão de boa qualidade e mais caldo, deixe apurar o sabor, acerte o sal e a pimenta do reino, adicione manteiga de acordo com o que seu coração mandar, sirva imediatamente.

Utilize os camarões mais bonitões sobre o risoto no prato para finalizar seu prato com muito garbo e elegância.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *