O Jornal que fala por você

Ser santo é ser feliz 

Pe. Osni dos Anjos

Já ouvi muitas vezes essa frase: “um santo triste é um triste santo”. Por vezes, a vivência da fé no Cristianismo se expressou com “ar” de tristeza. Acredito que ainda hoje é assim, parece que ser uma pessoa religiosa exige que ela esteja triste, amargurada e que renuncie a todos os prazeres e paixões, que nunca ria e que viva dentro de uma Igreja. 

Isso não é verdade, há muita alegria em ser um discípulo de Jesus, e se de fato eu o for, saberei que, ser seguidor de Jesus Cristo, acima de tudo, significa ser feliz e portador de uma alegria interior capaz de transformar o mundo ao meu redor. 

“Alegrai-vos e exultai” é o convite que o Papa Francisco faz no título em latim de sua Exortação Apostólica, chamada: “Gaudete et Exsultate”. Esse texto de cinco capítulos reforça o chamado à santidade, considerando os desafios e as oportunidades do contexto atual, destacando, acima de tudo, a importância da alegria.

No número 21 o Papa escreve: “Pertencendo à família divina e entendendo-nos como frutos do amor ilimitado da Trindade, nascidos do amor de Deus e predestinados ao amor, recebemos a missão de comunicar esse amor aos demais homens e mulheres pelo testemunho, através do próprio modo de viver, através do amor e da caridade. A santidade não é nada mais do que a ‘caridade plenamente vivida’ (n. 21)”.

Assim, a santidade não é sinônimo de perfeição, mas de imperfeição no caminho da perfeição à semelhança de Jesus Cristo. E não pensemos a santidade é algo individual apenas, ao contrário, pais que educam os filhos com amor, homens e mulheres que trabalham para trazer o pão para casa, pessoas doentes e idosas que sorriem, apesar do seu sofrimento, mudam o mudo com o seu afeto. 

No texto, o Papa Francisco fala de alegria e sentido de humor, pois o santo vive assim. Mau humor não é sinal de santidade. Tristeza pode ter a ver com ingratidão. Não é alegria consumista e individualista. Alegria de quem se sabe amado e ama. 

Desejo a você um mês muito abençoado e com muitas oportunidades de vivenciar a santidade no ambiente em que você está, pois ali se renova todos os dias as graças de Deus. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *