Parque Atuba agora passa por modernização do sistema de iluminação
Parque Atuba foi totalmente renovado e revitalizado
O Parque Atuba, no limite de Curitiba e Pinhais, teve o sistema de iluminação modernizado com a substituição das lâmpadas convencionais do entorno da pista de caminhada por 95 luminárias em tecnologia LED, mais sustentáveis e econômicas. A troca dos equipamentos foi coordenada pelo Departamento de Iluminação da Secretaria Municipal de Obras Públicas e completa a ampla revitalização feita pela Prefeitura no parque, um dos sete da Regional Boa Vista.
“Ao mesmo tempo em que oferecem maior conforto visual, porque deixam o ambiente mais claro, as novas luminárias promovem economia de energia elétrica de cerca de 60%”, explica o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues.
A pista de caminhada margeia toda a extensão do parque. Melhor iluminado, o local ficou mais atrativo e seguro.
“Temos trabalhado para modernizar todo o sistema de iluminação da cidade e para tornar locais mais seguros em diversos bairros, como está acontecendo no Parque Atuba. A programação dos serviços é direcionada pela população, que apresenta à Prefeitura o que considera as prioridades locais”, diz o diretor do Departamento de Iluminação Pública, Tony Malheiros.
Além da iluminação, a população do Atuba ganhou um parque totalmente renovado. A revitalização teve início em 2020 e incluiu novas pistas de caminhada, ciclovias, parquinhos, kits de ginástica, áreas de estar e estacionamentos, além de um novo portal de entrada e renovação dos equipamentos existentes. O investimento para requalificar a área de 173 mil metros quadrados foi de aproximadamente R$1,6 milhão.
A secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Oliveira Dias, lembra que as intervenções são parte de um grande trabalho de melhoria de manutenção e também de requalificação dos espaços urbanos da Prefeitura.
Com a requalificação, o parque passou a contar com quatro setores – denominados alamedas. A principal – com paisagismo, áreas de estar e um portal; a esportiva, onde se concentram as quadras para a prática de vôlei e futebol, equipamentos de ginástica e parquinho; e as duas alamedas menores, que dão acesso às churrasqueiras, a uma nova quadra poliesportiva e um novo parquinho.
As alamedas, assim como os equipamentos que as compõem, são ligadas por vários caminhos, entre eles os revitalizados (cerca de 5 mil metros quadrados) e os novos caminhos propostos (cerca de 3 mil metros quadrados), além de outros serviços previstos, como drenagem, sinalização, paisagismo, colocação de bancos, lixeiras, gradis e plantio de árvores.