O poder do influenciador
Primeira pergunta, O que é ser influenciador? Segunda, qual a sua função dentro da nossa sociedade? Terceira Qual é o poder desta figura?
Segundo o dicionário de Oxford, influenciador (a) é a “pessoa com a capacidade de influenciar potenciais compradores de um produto ou serviço, promovendo ou recomendando os itens nas redes sociais e recebendo em troca pagamento ou o produto pelo serviço publicitado”.
Pela definição técnica me parece algum ser frio que vende seus serviços em troca de algum tipo de pagamento, mas para mim ser influenciador faz parte de todos nós, é de nosso cotidiano influenciarmos ou sermos influenciados de alguma maneira, quem nunca foi a pessoa que tomou a decisão de onde ir almoçar com a turma do escritório? Ou então que aceitou a recomendação de um bom vinho daquele amigo que entende tudo da bebida de Bacco? Sim! Somos influenciados e somos influenciadores ao mesmo tempo, mas existem alguns seres humaninhos que nascem com um dom divino de ser o líder, aquele que está sempre à frente, aquele que une as pessoas em prol de um objetivo, seja ganhar uma batalha ou simplesmente fazer um bom churrasco rodeado de amigos.
Vou falar de uma pessoa em especial que para mim é tem todas as patentes de ser esta pessoa, este líder, este influenciador, influenciadora no caso, seu nome é Dani Machado, não vou aqui me ater ao curriculum da menina, pois isso é o que menos importa neste artigo, mas se quiserem ir dar uma olhadinha, no instagram dela tem tudo que precisam saber do lado profissional, caso você queira contratá-la, o que acho sinceramente que deveria. Mas o ponto aqui é demonstrar através da pessoa da Dani, as três primeiras perguntas deste texto.
Respondendo a primeira pergunta então, ser influenciador, no caso influenciadora, é ser a Dani. Ser autêntica, carismática, verdadeira, agregadora, crível e gentil. Sim, para mim são características especiais dela e não de qualquer influenciador, ela tem tudo isso naturalmente sem fazer esforço, sabe aquelas cantoras tipo Adele, que não fazem força para cantar, tipo nasceu pra isso? Assim é Dani Machado, ela não faz força, tudo vem de uma naturalidade impressionante e por isso influencia todos à sua volta. Sim, ela é uma grande influenciadora digital com foco na gastronomia da cidade de Curitiba, mas que também faz trabalhos espetaculares em outras cidades e também por este mundão de Deus, além de atuar em outras frentes da publicidade com muita maestreza.
No entanto não é desta Dani que este texto fala, mas sim da Dani pessoa, que influencia pessoas, simplesmente pelo fato de ser Dani, é aí que entra a resposta da segunda pergunta, a função de um influenciador seja ele, ganhe ele dinheiro ou não com isso é agregar e encantar pessoas com gestos e exemplos simples que para muitos é muito difícil de fazer mesmo fazendo muita força.
Respondendo a terceira pergunta e já me despedindo de você, para mim o grande poder do influenciador é a mudança que ele pode fazer na vida das pessoas através de suas ações, transformando assim o mundo em que vivemos um lugar melhor.
E você já se perguntou quantas pessoas influenciou hoje? Quantas pessoas você tocou com suas ações? Quais foram as mudanças que você fez no mundo simplesmente por ser quem você é? Não! Não quero que você seja a Dani Machado tampouco que faça força para ser igual a ela, mas que comece a segui-la no Instagram para saber do que eu estou falando.
Sejamos todos nós um pouco de Dani Machado, busquemos mais e mias dentro de nós o lado do bem, o lado de sermos melhores naquilo que fazemos, de nos darmos cada vez mais para as pessoas que amamos e fazer com que aqueles que não nos conheçam, entendam que fazer o bem e fazer bem, são os melhores caminhos para termos uma vida melhor, para nós e para todos que estão de alguma forma ligados a nós.
Sejamos mais influenciadores do bem, sejamos todos Dani Machado.
Com chef Alê Gonçalves