O Jornal que fala por você

Capão Raso e Novo Mundo podem ganhar Polo Gastronômico

Projeto busca dar maior visibilidade ao comércio gastronômico do bairros

Projeto de lei apresentado na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), em março deste ano, dispõe sobre a criação de “Polo Gastronômico do Capão Raso e Novo Mundo”. De autoria do vereador Tito Zeglin (PDT), o projeto busca dar maior visibilidade ao comércio gastronômico desses bairros.

“O projeto objetiva dar maior visibilidade às regiões, através de melhorias urbanísticas, entre as quais melhoria de calçadas, melhorias na iluminação, colocação de bancos e até a instalação de parklets, entre outras ações”, explica o parlamentar. “O novo Plano Diretor, aprovado em 2015, prevê o incentivo à criação de polos gastronômicos”, lembra Tito Zeglin, embasando o projeto.

Se aprovado na CMC, o polo compreenderá o comércio entre as avenidas Winston Churchill e República Argentina, considerando também os trechos entre os terminais do Pinheirinho e do Portão, na avenida Brasília, e a área entre a Linha Verde e a rua Irmãs Paulinas. De acordo com o Plano Diretor, “caberá ao órgão municipal de planejamento urbano desenvolver projetos de qualificação urbana e paisagismo com o intuito de potencializar essas regiões”, inclusive com a possibilidade de divisão de custos com a iniciativa privada.

O Plano Diretor também aponta que os polos gastronômicos poderão receber os seguintes incentivos: treinamentos na área de empreendedorismo; flexibilização de projetos, de caráter provisório, que utilizem o passeio público (respeitada a circulação de pedestres e a acessibilidade); autorização simplificada para eventos realizados pelo conjunto de estabelecimentos, por meio de associação regularmente constituída e para intervenções decorativas na via pública; estudos para a ampliação das linhas e horários do transporte coletivo; e preferência no fechamento de ruas em datas específicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *