Escolher a escola dos filhos é uma decisão relevante
De acordo com a coordenadora pedagógica da Educação Infantil do Colégio Positivo – Joinville (SC), Karina de Oliveira de Braga, não é uma idade específica que vai definir o momento ideal da criança ir para a escola. “É preciso, nesse caso, analisar e entender as necessidades individuais de cada criança, considerando sempre a rotina familiar, a rede de apoio, os estímulos oferecidos e a estrutura na qual a criança está inserida no contexto doméstico e familiar. É importante ponderar também que a socialização faz parte do planejamento educacional, considerando que a escola é um ambiente favorável para a ampliação do repertório, desenvolvimento emocional, cognitivo, físico e social”, explica.
A educadora reforça que a escola é um ambiente seguro, acolhedor e que está sempre pronta para atender às necessidades das crianças e proporcionar o desenvolvimento esperado para cada fase. “Nesse contexto, é muito importante que os pais considerem que a escolha desse espaço fará toda a diferença na vida da criança e da família. É preciso optar por uma escola que vá de encontro aos valores e às expectativas dos pais. Nesse processo, deve-se observar alguns fatores importantes como receptividade, acolhimento, estrutura, segurança, equipe docente, forma de comunicação entre escola e família, e, acima de tudo, os princípios defendidos pela escola, que devem estar alinhados com os dos pais.”
Karina explica que, quando se trata do desenvolvimento infantil, é importante observar as necessidades e o comportamento da criança. “A busca pelo novo, o interesse que ela demonstra em determinadas situações (pontuais ou não), ou então a falta de interesse, o desenvolvimento físico, as habilidades adquiridas ou ainda o temperamento e o uso que a criança faz dos diferentes tipos de linguagens são sinais que precisam ser considerados. É importante observar se a criança, em casa, é estimulada em todos os aspectos sociais e cognitivos, bem como as reações que ela apresenta nas pequenas ações do dia a dia”, ressalta.
Segundo a coordenadora, a obrigatoriedade, por força de lei, de a criança frequentar uma escola a partir dos quatro anos, se dá devido à importância do estímulo social, emocional e de aprendizagem que as escolas oferecem.
A escola deve ter um ambiente seguro, acolhedor e que está sempre pronta para atender às necessidades das crianças
Foto: divulgação