Tendências Gastronômicas para 2020
Chef Ale Gonçalves é proprietário dos restaurantes O Fornari e da Pistache Pizza e Gastronomia. Formado em Gastronomia pela Universidade Positivo e pós graduando em Docência de Gastronomia no Ensino Superior e comanda um canal no Youtube
Faaaaala amantes da gastronomia, que todos tenhamos um ótimo 2020, cheio de boas energias e amigos em volta da nossa mesa para que possamos compartilhar grandes momentos através da comida.
Pois bem, cá estou eu novamente começando o ano falando sobre tendências para a área de gastronomia para os próximos 365 dias. Tenho lido muitos artigos ultimamente sobre o futuro da nossa alimentação e, por isso, resolvi falar um pouco sobre o que nos espera, pelo menos como sugestões dos especialistas para negócios e também para consumo do nosso dia a dia, separei algumas interessantes e irei compartilhar com vocês.
A primeira tem a ver com carne, sim carne, mas não aquela do boizinho, falo daquela construída em laboratório, isso mesmo laboratório, muitos de nós vimos a poucas semanas atrás um comercial de um certo restaurante fast food no qual oferecia aos clientes um sanduíche de carne, mas no final da refeição para a surpresa do consumidor, avisava ao cliente que o hambúrguer que acabara de devorar seria feito de vegetais e proteínas cultivadas em laboratório ao invés de proteína animal conforme conhecemos.
Sim senhores!!! Esta é uma tendência com carinha de realidade, será cada vez mais normal encontrarmos redes de fast food e supermercados oferecendo este tipo de produto para nosso consumo. Isso sem falar dos hambúrgueres feitos somente de vegetais e proteína de soja, que também já são uma realidade já faz bastante tempo.
Em recente pesquisa realizada ficou constatado que 14% da população se declarou vegetariana, outros 60% disseram que consumiriam mais produtos vegetarianos caso os valores fossem parecidos com encontrados nos de proteína animal, ou seja é tudo uma questão de tempo, afinal de contas estamos aqui falando de tendências, uma hora elas viram realidade.
Outra tendência que eu gosto muito é aquilo que nós que já temos mais de 30 anos conhecíamos como Rotisserie, agora se chama “Grab and Go”. Cada vez mais veremos este modelo de negócio ao qual o consumidor simplesmente chega, pega o que quer para o jantar, paga e vai direto pra casa com a sua marmitinha, sentar na frente da tv e ver uma boa série no Net Flix enquanto se delicia com o produto da comodidade. É para este perfil de consumidor que o novo conceito se destina, aqueles que não querem gastar tempo em restaurantes e preferem o conforto de seus lares.
Outra grande tendência é justamente o aumento de pedidos de comida via delivery, este não para de crescer e ainda existe um gap muito grande para ser abastecido, o consumidor está ávido por novidades e elas surgem de todas as formas e por toda a cidade, praticamente todos os tipos de comida são encontradas hoje no delivery. Muitos empresários tem optado focar suas energias e investimentos neste tipo de empreendimento por ser mais barato e de maior facilidade na operação, tendo em vista que normalmente o uso de mão de obra é menor. Sobre isso olhem só o que diz David Morrell, sócio da consultoria PwC no Brasil, “A expectativa é que, entre 2018 e 2020, os pedidos online cresçam 15% ao ano, enquanto os pedidos por telefone caiam 8%. Até os problemas do Brasil poderão ajudar. “Com cada vez mais entretenimento à disposição e com o aumento da violência nas metrópoles, as pessoas ficam mais em casa. Isso aumenta o interesse por aplicativos de entrega de comida (fonte: Revista Exame).
Agora o que é e sempre será tendência, pelo menos para mim é o trato ao cliente, cada vez mais temos consumidores mais exigentes, procurando o melhor pelo preço mais justo, aqueles que se não para de se preocupar com seu cliente sempre estará na vanguarda, por isso, amantes da gastronomia, tenham em mente, o cliente é o rei, e assim ele deve ser sempre tratado.
Um grande abraço a todos vocês e feliz 2020!!!