O Jornal que fala por você

Regional Tatuquara beneficiada com 36,5 km de asfalto

O Programa Asfalto Novo da Prefeitura de Curitiba mudou a paisagem urbana do Tatuquara. Boa parte das ruas que antes era de terra e causava problemas aos moradores por causa da lama, pó e buracos, hoje está pavimentada com asfalto de boa qualidade.

Nos últimos sete anos, a região que é formada pelos bairros Tatuquara, Sítio Cercado e Caximba, foi beneficiada com 36,5 km de asfalto em ruas de saibro, trazendo mais qualidade de vida e conforto para os 124.759 habitantes, de acordo com estimativa IBGE/Ippuc de 2020.

As obras são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas. Antes de serem pavimentadas, as ruas de saibro recebem infraestrutura de drenagem com a implantação de galerias de águas pluviais, bocas de lobo e meio-fio.

Conforto e qualidade de vida

Para o secretário de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, o asfalto novo traz segurança, conforto e qualidade de vida e as obras geram milhares de empregos.

“O avanço do programa reflete o nosso objetivo de fazer com que todas as ruas de pavimento primário se transformem em ruas asfaltadas, sem pó e lama, trazendo melhoria importante para os moradores”, disse Rodrigues.

Somando o asfalto no saibro e a reciclagem do pavimento, a Regional Tatuquara recebeu 76,2 km de asfalto novo, que inclui a requalificação de ruas importantes da região, como a Estrada Delegado Bruno de Almeida, que foi completamente remodelada em etapas. Ao todo foram 3.968m de obras, entre a ruas João Batista Bettega Júnior e Lucas Carvalho, no Tatuquara.

Para os moradores, a reforma trouxe inúmeros benefícios. Por causa dos buracos, muitos carros quebravam e era ruim até para andar a pé. Em dias de chuva, trechos inteiros da rua ficavam alagados por causa do transbordamento do Córrego do Melo, que fica nas proximidades. Assim, a reforma da Estrada Delegado Bruno de Almeida veio acompanhada de drenagem e desassoreamento do córrego para evitar enchentes no local.

A Estrada Delegado Bruno de Almeida é uma importante ligação de Curitiba com as cidades vizinhas de Fazenda Rio Grande e Araucária. A artéria tem grande importância econômica no escoamento da produção de Olarias e de lojas de material de construção.

Além disso, a via é também importante rota do transporte coletivo. Passam por ali as linhas Juliana, Caximba /Olaria e o Madrugueiro Tatuquara. Juntas, transportam mais de 3.500 passageiros por dia.

Além das ações da Smop, a região também foi beneficiada com as intervenções da Cohab, que promoveu a reurbanização de toda a malha viária do Jardim Ludovica e no Moradias Monteiro Lobato II, beneficiando diretamente 745 famílias que vivem nas duas vilas.

Foto: Ricardo Marajó/SMCS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *