O Jornal que fala por você

Quando São Pedro faz faxina

Por Mary Derosso

Quando éramos crianças, meus irmãos, meus primos e eu ficávamos com um pouco de medo, das nuvens escuras que anunciavam raios, trovões e chuva em abundância. Nossa Nona para nos acalmar dizia que era São Pedro fazendo faxina no céu e que, quando arrastava os móveis ouvíamos o trovão e os raios e que a chuva, nada mais era que baldes de água jogados no assoalho do céu. A gente ficava mais calmo e assim a tormenta passava, a chuva parava e a gente saia para brincar.

Raramente ouvíamos falar em enchentes. Mas, isso mudou drasticamente.

Infelizmente nossa cidade, assim como muitas grandes cidades de nosso Brasil, em dias de muita chuva acaba sofrendo com o descaso de seus moradores. Não são todos, mas uma boa parcela de moradores e comerciantes, ainda tem o péssimo costume de jogar seu lixo na rua ou, varrer para dentro dos bueiros (cuja serventia é justamente escoar as águas da chuva e evitar as enchentes). Este lixo, desde simples garrafas de refrigerante, até móveis e eletrodomésticos vão parar dentro dos canais e dos rios que cortam nossa cidade e daí… ENCHENTE. Ruas, casa, comércio invadidos pelas águas que não conseguem chegar até os rios ou, quando chegam encontram os mesmos, cheios de lixo e entulhos.

Dias destes estava em Guaratuba e começou a chover torrencialmente. Observei que nas calçadas e bueiros do centro da cidade haviam lixo jogados por todos os lados e, dito e feito, não tardou para as águas da chuva, não terem para onde escoar, pois os bueiros estavam entupidos, o mesmo ocorrendo nos balneários e bairros mais afastados do centro da cidade. As grandes valetas, que servem para escoar as águas estavam cheias de entulhos, despejados pelos moradores. Daí, casas alagadas e pessoas perdendo seus móveis, roupas etc.

As prefeituras fazem sua parte limpando e coletando lixo, mas se a população continuar jogando lixo e entulhos onde bem querem, não tem serviço de coleta de resíduos que dê conta do serviço. Precisamos fazer a nossa parte e assim colaborar com uma cidade mais limpa para todos nós.

Mudanças chegando
Dizem que, após a Folia de Momo, o governador Ratinho Jr., irá promover algumas modificações em seu secretariado, para isto está fazendo uma análise criteriosa de seus 15 secretários, além é claro daqueles que por força da campanha política irão se afastar do cargo para poderem concorrer, é o caso de Ney Leprevost, da Justiça, e de Marcio Nunes, do Desenvolvimento Ambiental e Turismo.

Casa para a agricultura familiar
Uma ótima notícia para os agricultores do Paraná, o Banco do Brasil e o Governo do Paraná firmaram uma parceria para oferecer financiamento de 50 mil reais, para obras da casa própria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *