Programa fecha 2022 com 200 mil participações
O programa Linhas do Conhecimento – que desde 2017 promove práticas de exploração e aprendizado sobre a cidade em aulas de campo, propostas lúdicas e projetos em museus, parques e praças – chega ao final deste ano com mais de 200 mil participações de crianças e estudantes e 137 rotas.
Os números foram apresentados durante o Seminário Final do Linhas do Conhecimento e dos programas Fala Curitibinha e Fala Curitibano. A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, destacou a importância do programa, com um trabalho já absorvido pela rede. “Ele foi instituído com a intenção de fortalecer a consciência urbana, a sustentabilidade e o pertencimento”, destacou a secretária.
Para o coordenador do Linhas do Conhecimento, Gustavo Prestini, o programa trata a cidade como um currículo vivo. “Ele vai além da ampliação cultural. Olhamos o potencial educativo do nosso entorno, com cunho pedagógico, dentro dos pilares do conhecer, amar e cuidar da nossa cidade”.
O Linhas do Conhecimento desenvolve suas ações em parceria com diversas instituições e setores de outras secretarias municipais, com cem parceiros ao todo. Foram ofertadas 137 rotas diferentes, além das aulas de campo locais, que são realizadas no entorno das unidades educacionais. São cerca de 200 mil participações de crianças e estudantes e 20 mil participações de docentes. Todas as unidades educacionais (escolas e CMEIs) já participaram das atividades propostas pelo programa.