Prêmios Jabuti e Jabuti Acadêmico terão espaço exclusivo na Bienal Internacional do Livro de São Paulo
Os Prêmios Jabuti e o Jabuti Acadêmico estarão presentes na 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que ocorrerá de 6 a 15 de setembro de 2024, no Distrito Anhembi, em São Paulo. O evento contará com um estande, que faz parte da programação oficial do evento, dedicado às premiações e sessões de autógrafos com autores finalistas e vencedores das últimas edições.
Entre os autores do Prêmio Jabuti que participarão das sessões de autógrafos estão Fabrício Corsaletti, autor do livro Engenheiro Fantasma, premiado como Livro do Ano; Marcos Nobre, vencedor na categoria Ciências Sociais com Limites da Democracia: de Junho de 2013 ao Governo Bolsonaro; e Matthew Shirts, jornalista e ativista vencedor na categoria Ciência com Emergência Climática.
A escritora Emília Nunez vencedora na categoria Infantil da principal premiação de literatura do Brasil, estará no estande para autografar Doçura. Também participarão Marcelo D’Salete, vencedor com a HQ Mukanda Tiodora, Fabio Victor, autor premiado em Biografia e Reportagem com a obra Poder camuflado: os militares e a política, do fim da ditadura à aliança com Bolsonaro e Paulo Fehlauer, premiado na categoria Escritor(a) Estreante com o romance Extremo Oeste.
Entre os autores do Jabuti Acadêmico estarão presentes Mauro Galetti, Ana Maria Frattini Fileti, Francisco Assumpção, José Alberto Del Porto, Mônica Tenaglia, Manoel Roberto Robilotta, Suzana Salem Vasconcelos, Maria José Bechara, José Luciano Miranda Duarte, Jorge Duarte e Graziella Mattar. Também participarão José Djair Vendramim, Alysson Portella, Michael França, Sérgio Lazzarini, Ítalo Santiago, João José Neto, Marcus Midena, Carlos Almada, Nima Spigolon, Fernando Gil, Claudia Alexandre, Denis Henrique Cardoso Prado, Ricardo Souza de Carvalho, Osmar Moreira de Souza Júnior e Marina Massimi.
A professora Silvia Pimentel, homenageada como Personalidade Acadêmica do primeiro Jabuti Acadêmico por sua luta contra as desigualdades sociais e jurídicas em relação às mulheres, já confirmou presença. Ela estará no evento no dia 7 de setembro (sábado), às 17h, para uma sessão de autógrafos. Marilena Chauí, vencedora de duas categorias no Jabuti Acadêmico com o livro Introdução à História da Filosofia Volume 3: A Patrística – Introdução ao Nascimento da Filosofia Cristã, também estará presente no domingo, 08 de setembro, às 15h.
Além das sessões de autógrafos programadas, o público poderá encontrar e fazer fotos com a famosa estatueta das premiações e adquirir livros dos premiados no estande H-68.
A programação completa das sessões de autógrafos poderá ser conferida nos sites www.premiojabuti.com.br e www.premiojabuti.com.br/academico. As sessões ocorrerão sempre às 11h, 13h, 15h, 17h e 19h, durante toda a 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. No dia 3 de setembro, às 12h, serão distribuídas as senhas para cada sessão, pelo site da Fever.