O Jornal que fala por você

Pilates: Chave para uma vida mais saudável e equilibrada

O médico do esporte, nutrólogo e especialista em emagrecimento Thiago Viana explica que o Pilates se destaca por ser uma atividade física completa, de baixo impacto e sem restrições, podendo ser praticada por qualquer pessoa e em qualquer idade, além de melhorar a qualidade de vida e a saúde a longo prazo.

“À medida que envelhecemos é natural ver a flexibilidade, força muscular e equilíbrio diminuírem. Por isso, o fortalecimento é tão importante. Os benefícios do Pilates vão desde o fortalecimento muscular até a correção na postura e equilíbrio. Os resultados são possíveis, pois os exercícios trabalham o corpo de forma integrada”, diz Viana.

A melhora da flexibilidade e da mobilidade são os benefícios mais falados da modalidade, o que contribui para uma postura correta. O fortalecimento muscular, especialmente do core, composto pelo abdômen, lombar e glúteos, também é um dos resultados esperados. “São grupos musculares essenciais para proteger a coluna e melhorar o desempenho em outras atividades”.

Outra grande vantagem do Pilates é o aumento da consciência corporal, o que ajuda a entender e controlar melhor os movimentos do corpo. E como toda atividade física, há redução do estresse, já que o foco na respiração e na execução dos movimentos traz relaxamento mental.  

Thiago ressalta que a atividade é indicada para praticamente todas as pessoas, independentemente da idade ou nível de condicionamento físico. “A correção postural é ideal para quem passa muito tempo sentado ou em posições inadequadas. Para os idosos melhora o equilíbrio e previne quedas. Praticado regularmente por pessoas com mais idade, o Pilates mantém a independência funcional por mais tempo e também ajuda na realização de tarefas do dia a dia. As gestantes também se beneficiam da atividade que, além de segura, ajuda no fortalecimento do assoalho pélvico e redução de dores durante a gravidez”, destaca. 

O Pilates é um aliado em todas as fases da vida, ajudando a manter o corpo forte, flexível e equilibrado

Foto: pixabay

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *