Onde antes havia remendos agora tem obra de pavimentação sustentável no Boqueirão
As máquinas chegaram e levaram um novo cenário para o Boqueirão. Nesta sexta-feira (24/1), as ruas Francisco Lourenço Johnscher e Professor José Maurício Higgins receberam as tão esperadas obras de reciclagem do pavimento, uma iniciativa coordenada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) para melhorar a mobilidade na região. A intervenções vão resultar em maior segurança, conforto e valorização do bairro, atendendo a uma solicitação da comunidade.
Na Rua Professor José Maurício Higgins, a melhoria começou com a retirada da camada de antipó danificada. O trecho de 1.015 metros, que se estende da Marechal Floriano até o Rio Belém, terá o novo asfalto aplicado ao longo da semana, assegurando o início da transformação que os moradores aguardavam.
Reciclagem
A reciclagem do pavimento, técnica adotada pela Prefeitura, é um dos destaques do programa de manutenção da malha viária da cidade. “A técnica reduz os impactos ambientais e otimiza o uso de recursos”, explicou o secretário municipal de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur.
Segundo Jamur, o método reaproveita o pavimento antigo, que é triturado. Depois, ele é misturado com água, cimento e pedra, formando uma nova base resistente. Na sequência, são aplicadas camadas de reperfilamento e revestimento asfáltico, seguidas de nova sinalização.
Intervenções pelo bairro
Além das ruas Francisco Lourenço Johnscher e Professor José Maurício Higgins, outra via do Boqueirão também recebeu melhorias nos últimos dias. Foram mais de 900 metros requalificados na Rua Dr. Heleno da Silveira, em dois trechos. O primeiro fica entre a Maestro Carlos Frank e a Desembargador Antônio de Paula. O outro, do fim do primeiro trecho até a Rua Padre Estanislau Trzebiatowski.
Durante as obras, o trânsito opera em meia pista, com sinalização adequada para garantir a segurança de motoristas e pedestres.
“As obras avançam quadra a quadra, com a população no centro das decisões, seja escolhendo a obra no programa Fala Curitiba ou indicando à Central 156. É assim que garantimos que a cidade cresça para todos”, disse Jamur.
A manutenção da malha viária é prioridade da Prefeitura, tanto para melhorar o tráfego como para promover o desenvolvimento nos bairros e assegurar um transporte coletivo cada vez mais eficiente.

Obras de reciclagem do pavimento para melhorar a mobilidade na região
Foto: Hully Paiva/SMCS