Obras deixarão a praça mais acessível ao pedestre
Ponto de referência de Curitiba, a Praça Carlos Gomes está em obras para facilitar e tornar mais seguro o deslocamento de quem caminha por ela
A intervenção está sendo coordenada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) da Prefeitura e deverá estar pronta antes do fim do ano.
Entre as principais benfeitorias a serem implantadas está uma rota acessível em volta da praça. Ela será feita de lajota vermelha e sinalizada, substituindo o antigo piso de petit-pavê, e terá piso texturizado no entorno. Até as duas palmeiras situadas junto à estação-tubo, na Rua Pedro Ivo, vão mudar de lugar e serem transplantadas para um canteiro mais à frente. A mudança deve ocorrer no fim do semestre.
Atualmente, o trabalho se concentra na altura da esquina das ruas Pedro Ivo e Monsenhor Celso. A obra acontecerá por setores, para diminuir o transtorno para pedestres e usuários do transporte coletivo, e abrangerá 2.698 metros quadrados dos cerca de 7 mil metros quadrados da praça. O investimento é de R$ 1,3 milhão.
Também serão adequadas as rampas de acessibilidade situadas nas esquinas da praça e das ruas limítrofes. As duas bancas de revista existentes mudarão de lugar e uma delas – a que fica próxima à esquina das ruas José Loureiro e Monsenhor Celso – será remodelada.
As mudanças incluirão ainda as floreiras e as lixeiras, que serão iguais às instaladas na Rua XV e colocadas em pontos diferentes da praça. Postes de sinalização e bancos, assim como os guarda-corpos situados junto à estação-tubo, também serão reposicionados. Os canteiros serão mantidos e, alguns, sofrerão pequenas modificações de tamanho. A araucária situada no canteiro de frente para a Rua Marechal Floriano Peixoto não será afetada.