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O fim do amadorismo

Chef Ale Gonçalves é proprietário dos restaurantes O Fornari e da Pistache Pizza e Gastronomia. Formado em Gastronomia pela Universidade Positivo e pós graduando em Docência de Gastronomia no Ensino Superior e comanda um canal no Youtube

Planeta terra, ano 2020, grande crise mundial tendo início na China, disseminando a doença Covid -19, transmitindo o vírus chamado Novo Corona vírus. O planeta tem que se reinventar, primeiro fecha tudo e avisa todo mundo que o vírus é altamente contagioso, medidas sanitárias extremas são tomadas, mesmo assim o contágio é absurdamente rápido e infelizmente mortal para uma parte daqueles infectados.

O mundo se vê diante de uma crise nunca antes imaginada e tem que se reorganizar, tudo aquilo que conhecemos como entretenimento físico passa a não ser mais permitido, bares, shopping centers, galerias, restaurantes, cafés, padarias, lojas de departamento, pequenos e grandes comércios todos fechados, a princípio pelo que chamamos de quarentena, onde o cidadão não pode circular pelas ruas e a campanha #fiquemecasa ganha força em todos as mídias.

Primeiro 15 dias, que rapidamente se percebe que não é suficiente e se tornam 30, depois 45, depois 60, 90 e assim ficamos nós todos estes dias “presos” em casa. Uma nova expressão toma conta do trabalho, o chamado Home Office, aprendemos a viver com menos, reaprendemos a conviver mais em família, reaprendemos a cozinhar mais em casa, voltamos a realizar a compra do mês, tivemos que rever os custos familiares e para comer fora de casa se tornou um luxo, tivemos que diminuir os gastos.

Desta forma os restaurantes tiveram seu faturamento muito reduzido, estes mesmos restaurantes tiveram também que se reinventar, gestores aprenderam a fazer conta e colocar tudo na ponta do lápis para não quebrar de vez, tiveram que rever produções e posições de trabalho, as empresas então dispensam funcionários e escolhem ficar somente com os melhores , equipes menores porém mais dinâmicas e com senso de comprometimento apurado, a atenção com o cliente teve que ser redobrada, proibido perder pedido, proibido perder cliente, este nunca foi tão rei e dono da verdade, este quer o melhor pelo mais barato e mais rápido.

Não! Não há mais espaço para amadores, não há mais lugar para medianos ou ordinários, a regra agora é ser “Extra-Ordinário “.

O profissional de hospitalidade e suas habilidades nunca antes neste mundo foram tão colocados à prova. O “freguês” agora sempre tem razão, não importa a situação, quem não atendia pelo Delivery, agora atende, quem só atendia no delivery, agora faz entregas grátis, quem não mudava concepção de pratos agora até pergunta se o cliente gostaria de mudar algo no seu pedido. Chefs estrelados tiveram que rever seus custos, restaurantes badalados agora vendem hambúrguer, preparam marmitas “gourmet” para atender este novo hábito de consumo.

O que esperar deste novo cenário? Eu lhes digo, quem não fizer bem feito vai dançar fora da balada, pois o sarrafo foi colocado muito para cima e aqueles que não se aperfeiçoarem cada vez mais não terão lugar no novo mercado que se constrói, por um lado é ótimo, com um cliente mais exigente o serviço melhora e com isso pode-se cobrar o justo, desta maneira os salários aumentam e o ciclo se renova.

Ao redor do mundo outros países que passaram por tudo isso primeiro do que nós já retornam suas atividades, respeitando distanciamento social, todos agora usam máscaras, luvas, passam álcool em todas as superfícies que possam ser tocadas, pois o vírus se propaga através do toque, alguns restaurantes criam barreiras sanitárias para que o contato seja o mínimo possível, máquinas de cartão de crédito são envolvidas por plástico filme e após todo uso leva um banho de álcool em gel novamente. Todo cuidado é pouco!

Sim, nosso mundo mudou. A pergunta que fica é para melhor ou pior? Esta resposta não tenho, mas com toda certeza, pelo menos em nossos restaurantes o serviço será melhor, pois neste mundo novo não cabem mais amadores.

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