O Jornal que fala por você

O desperdício de alimentos e como combatê-lo

Queridos leitores, mais uma vez é uma grande honra para mim, um cozinheiro de profissão, Chef por função e empresário por desafio, escrever sobre gastronomia para vocês e dividir um pouco da minha experiência com vocês

Sou um amante da culinária mundial como um todo, incluindo a gastronomia nacional e de uns anos pra cá ainda mais forte a comida do nosso Paraná. Quando nos dispomos a falar de Falar de gastronomia temos que ir mais além, o tema engloba a vida em sociedade e tudo que rodeia o alimento que consumimos.

Uma de minhas grandes preocupações é a quantidade de alimentos desperdiçados diariamente pelo mundo, claro que aqui vamos focar no Brasil, mais precisamente no Paraná e principalmente em Curitiba, nossa amada cidade, modelo em muitas áreas para todo o mundo, mas que também engatinha no que tange ao combate ao desperdício de alimentos.

Cerca de um terço de todo o alimento produzido no mundo vai para o lixo sem ao menos ter a chance de ser usado, este é um dado muito triste, isso sem falar do fator econômico e do dinheiro que vai para o lixo junto com o alimento. Por ano cerca de 40 quilos de comida por habitante vai para o lixo e uma das causas disso é a nossa cultura de que “é melhor sobrar do que faltar”, de certa forma tal comportamento impulsiona o desperdício, uma vez que não nos preocupamos muito com isso.

Segundo alguns estudos, a família brasileira joga fora quase 130 quilos de comida por ano, uma média de 41,6 quilos por pessoa. Os alimentos que mais vão para o lixo, por percentual do total desperdiçado, são: arroz (22%), carne bovina (20%), feijão (16%) e frango (15%).

Cálculos do Instituto Akatu, ONG voltada ao consumo consciente, indicam que se uma família brasileira que gasta em média 650 reais por mês com alimentos reduzisse pela metade o desperdício com comida e depositasse o valor equivalente (cerca de 90 reais por mês) numa poupança, acumularia cerca de 1 milhão de reais em 70 anos, considerando o rendimento anual.

Vejam como é importante que tenhamos mais consciência sobre este tema, para isso vou dar algumas dicas de como economizar nas compras e assim ajudar um pouco nesta luta.

Faça uma lista de compras, verifique a validade dos produtos, aumente a periodicidade das compras, cuidado com promoções, acondicione os alimentos corretamente, congele as sobras, aproveite os alimentos na totalidade, não descarte apenas pela aparência.

Para demonstrar como podemos ter um aproveitamento total do alimento, vamos fazer uma receita bem bacana.

Tempurá de folhas de brócolis
Ingredientes: 200 g de folhas de brócolis, 20 ml de suco de limão, Sal QB, 100 g de trigo, 50 g de amido de milho, 100 ml de cerveja branca 200 ml de óleo para fritura

Preparo:
1 – lave as folhas de brócolis e tempere com o limão, sal e pimenta 2 – em uma vasilha misture o trigo, o amido de milho e a cerveja, tempere com sal e pimenta, obtendo uma massa pegajosa. 3 – passe as folhas de brócolis nesta massinha e coloque diretamente no óleo pré-aquecido e frite por 1 minuto.

O Chef Ale Gonçalves é Sócio/proprietário dos restaurantes O Fornari Pizzaria e Restaurante e Pistache Pizza e Gastronomia, é professor convidado de Gastronomia, formado pela universidade Positivo e pós graduando em Docência de gastronomia no ensino superior, tem um canal de gastronomia no Youtube (Falando de comida).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *