O Jornal que fala por você

O curitibano Alexandre França retorna aos palcos da capital após 6 anos

Um dos nomes de destaque da cena de compositores da cidade, Alexandre França volta aos palcos da cidade para uma única apresentação no Wonka bar, dia 15 (terça), após um hiato de seis anos, dentro do projeto Porão Loquax.

No show, França vai mostrar seu repertório novo, misturado à alguns clássicos de seu repertório, como “Inverno” e “Mercadoramama”. Ao seu lado no palco estarão os músicos Mauro Castilhos (percussão), Cláudio Rombauer (baixo) e Gilson Fukushima (guitarras), além da participação especial de Nati Bermúdez.

“O Porão Loquax é um evento realizado pelo Wonka Bar, especialmente dedicado à poesia. Então, na ocasião, além das canções novas, vou declamar alguns poemas de minha autoria, além de relembrar algumas melodias e fatos do passado”, adianta o músico.

A entrada é gratuita e a casa abre às 20h.

Com quatro álbuns gravados (entre eles o “Música de Apartamento”, considerado um dos melhores da discografia curitibana), o artista afirma que se ausentou dos palcos para cumprir um percurso acadêmico que começou com um mestrado na USP em Artes Cênicas, e terminou agora com o seu Doutorado na UNICAMP em Teoria e História Literária. “Tomou todo meu tempo. Era difícil compor nessa época. Logo que terminei minhas obrigações, a inspiração retornou naturalmente”.

Ele conta que a inspiração para as quatro canções do EP, veio da época da pandemia: “estávamos todos enclausurados. Como a pandemia veio sem avisar, me veio a ideia de retomar o misticismo por um outro viés mais irônico. Aquele misticismo que nos ajuda a justificar de uma forma ou de outra o nosso cotidiano por vezes medíocre”, brinca. Os nomes das faixas também são peculiares: “O som do SAMU”, “Rua XV”, “Satanáries” e “O anti-amor”. Essa última tem a participação da cantora e compositora Nati Bermúdez. “Conheço a Nati desde a época da banda Sincopé, da qual ela fazia parte. É, pra mim, uma das maiores aqui do Paraná”.

A produção ficou por conta de Gilson Fukushima, que também toca as guitarras e os baixos nas faixas. A percussão, bem como os marcados grooves de pandeiro, foi tocada por Vina Lacerda. As faixas já estão disponível nas plataformas de streaming.

Para conhecer o artista: https://open.spotify.com/album/5sWxzMIpxUydp9cb9rEyej?si=qsaZpwYrS1Gf-Jta2JWM4g

SERVIÇO:

Canções para afastar o mau-olhado – Alexandre França

Dia 15/04 (terça-feira), a partir das 21h

Wonka bar (R: Trajano Reis, 326

Foto: Annie Libert

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *