O Jornal que fala por você

Moradores aprovam obras de asfalto feitas em três ruas do Alto Boqueirão

Três importantes vias do Alto Boqueirão recebem manutenção no pavimento para melhorar a mobilidade na região. Equipes coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) iniciaram a reciclagem do asfalto nas ruas Luiz Machuca, Itaúna do Sul e Geraldo Warkentin. Juntas, as vias que se sucedem, somam 1.186 metros de asfalto novo no bairro.

As ruas atendem três linhas de ônibus: Zoológico, Vila Esperança e Osternack/Boqueirão, o que as coloca na lista das vias com prioridade de manutenção. As intervenções integram o programa de requalificação da malha viária da cidade e a previsão é de que as obras sejam concluídas no início de fevereiro.

O secretário municipal de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur, destaca que esse tipo de obra é especialmente relevante nas ruas onde circulam ônibus, devido ao maior desgaste causado pelo tráfego intenso e pelo peso dos veículos.

Trechos contemplados

Na Rua Luiz Machuca, a intervenção abrange 380 metros, desde a Francisco Derosso até o ponto em que ela muda de denominação para Rua Itaúna do Sul. A partir daí, são mais 564 metros de requalificação até o cruzamento com a Rua Geraldo Warkentin, que, por sua vez, receberá melhorias em 242 metros, entre Itaúna do Sul e Vereador Antônio Giacomassi.

Outro benefício do investimento em infraestrutura viária é a redução do tempo de deslocamento e o aumento na eficiência dos itinerários do transporte coletivo, impactando diretamente a rotina de quem utiliza o serviço para estudar, trabalhar ou realizar outras atividades diárias.

Desenvolvimento dos bairros

A manutenção e recuperação da malha viária está entre as prioridades da Prefeitura, com o objetivo de beneficiar a população, impulsionar o desenvolvimento dos bairros e melhorar o transporte coletivo. Uma das técnicas utilizadas no programa é a reciclagem do asfalto, um método eficiente e sustentável que reaproveita os materiais existentes na via, reduzindo custos e impactos ambientais.

No processo de requalificação, a camada asfáltica danificada é revitalizada com o reforço da estrutura do pavimento. O asfalto desgastado é retirado e triturado, e, na sequência, são incorporados água, cimento e pedra, formando uma nova base para o piso. Por fim, são aplicadas camadas de reperfilamento e revestimento asfáltico. Essas camadas são feitas com intervalo de dias entre as aplicações, antes da nova sinalização ser executada.

Reciclagem do asfalto da Rua Luiz Machuca, no Alto Boqueirão

Foto: Valquir Aureliano/SMCS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *