Litoral tem mais de 50 atrativos ligados ao turismo de aventura
Com o Verão Maior Paraná a todo vapor, o clima no Litoral do Estado é de descanso e relaxamento. Mas há quem não se contente por muito tempo com a calmaria e queira um pouco mais de emoção na temporada. Para isso, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setu-PR) e do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor, reforçam a divulgação para que os visitantes conheçam mais das opções de ecoturismo e turismo de aventura na região.
Segundo o mapeamento, o Litoral do Paraná conta com 53 opções de atrativos, empreendimentos e atividades ligadas a este segmento, muitas localizadas a menos de 1h30 de carro de Curitiba. As atividades são indicadas para quem gosta de adrenalina, com a vantagem da locomoção, já que são próximas da Capital, o que facilita o acesso rodoviário e aéreo.
Conforme trabalho realizado pelo Viaje Paraná, o Litoral tem opções de rafting, boiacross, canoagem, trilhas, montanhismo, atividades no ar, escaladas e muito mais. O levantamento também serviu para compor o Mapa do Ecoturismo & Aventura do Paraná, com atrativos distribuídos ao redor do Estado.
Para quem gosta de fortes emoções e não tem medo de se molhar, Morretes conta com boas opções de boiacross e rafting. No município, é possível encontrar ao menos quatro empreendimentos turísticos que ofertam opções boiacross e canoagem.
Os passeios acontecem nas imediações da cidade, em geral, no Rio Nhundiaquara. Já em Antonina, é possível fazer os passeios de canoa e realizar o rafting no Rio do Nunes, na Baía de Antonina e no Vale do Gigante, que conta com uma paisagem única como pano de fundo.
Em meio à Grande Reserva da Mata Atlântica, está Ekôa Park, um paraíso de experiências imersivas na natureza, dentro da maior área contínua remanescente de Mata Atlântica no Brasil. Desde 1999 é parte do Patrimônio Natural da Unesco no País. Localizado em Morretes, o local também conta com muitas opções ligadas ao segmento de Turismo de Aventura, como trilhas, arvorismo, tirolesa, voos de balão e rapel.
Para quem gosta de desafiar seus próprios limites, é possível realizar um salto de paraquedas na Ilha do Mel, que pertence a Paranaguá. A experiência inicia com um voo panorâmico de 20 minutos sobre a ilha e o Litoral paranaense. Após atingir altitude, o salto acontece em uma queda livre de 35 segundos e a uma velocidade de 200 km/h, seguido por um momento de relaxamento, quando é possível observar com calma a Ilha do Mel vista de outra perspectiva.
Na região, é possível encontrar diversas opções de trilhas e caminhos para montanhismo, exigindo sempre um esforço físico que é recompensado ao final da atividade, com vista deslumbrante. Os destaques ficam por conta do Pico Paraná e do Pico Marumbi.

Para quem gosta de fortes emoções e não tem medo de se molhar, o rafting é uma boa opção de aventura
Foto: Felipe Cezarino