Festas de fim de ano: dicas para evitar problemas no condomínio
O fim do ano chegou e, junto dele, as confraternizações com familiares, amigos e colegas de trabalho são realizadas para comemorar as conquistas do ano que passou e o início de um novo ciclo
Nos condomínios, esse período é marcado por desafios para os síndicos, visto que além dos problemas habituais, estas confraternizações podem gerar em aglomerações, já que a pandemia de Covid-19 continua, e é uma preocupação que deve ser levada em consideração nas reuniões.
Para contornar essa situação, a Diretora Administrativa e Comercial da Condo Consult, Mariana Betenheuser Bazzani, sugere que o condomínio esteja preparado. “As pessoas ficaram restritas em suas casas e, agora, mesmo que seja um simples almoço de família, existe grande procura por salões de festas ou churrasqueiras, espaços que grande parte dos condomínios oferecem e que possibilitam maior bem-estar dos convidados, do que a realização do evento em um apartamento, por exemplo. É preciso estar pronto, se antecipar para evitar ou minimizar os conflitos nesta época do ano. Os condomínios podem produzir materiais com orientações aos moradores e visitantes sobre como proceder nesses cenários.”
Para aqueles que pretendem realizar alguma confraternização, seja em ambiente compartilhado do condomínio, ou mesmo em seu apartamento, é ideal seguir algumas recomendações para evitar imprevistos nas festas de fim de ano:
1. É necessário respeitar os horários previstos para o uso de espaços de lazer e das áreas comuns, como, salões de festas, churrasqueiras e piscinas. Os condôminos devem estar atentos e orientar os convidados para atender às regras de utilização dos espaços e à legislação.
2. Atentar-se à decoração é importante. Cada local possui regras a serem seguidas. Para colocar ornamentos específicos em áreas comuns, é válido procurar pelo síndico, a fim de entender o que é possível ser feito para utilizar a decoração desejada.
3. Fogos de artifício, que produzem efeitos sonoros, são proibidos em Curitiba. Vale optar por fogos de artifício luminosos, com efeitos de cores. Isso evitará problemas com os vizinhos e a legislação, bem como protegerá os idosos, crianças (principalmente aquelas com Transtorno do Espectro Autista) e animais de estimação, dentro e fora do condomínio.
4. A pandemia ainda não acabou. É necessário continuar seguindo os protocolos de saúde e segurança, como a utilização de álcool em gel e máscara. Uma lista de convidados também é bem-vinda e ajuda a evitar aglomerações durante a recepção dos convidados na portaria.