Feira do Empreendedor 2021 debate as transformações digitais no empreendedorismo feminino
Painel trouxe cases de sucesso de empreendedoras que buscaram se adaptar às novas tendências digitais em meio à pandemia
A transformação digital no empreendedorismo feminino foi tema de uma roda de conversa realizada nesta segunda-feira, 25/10, na Feira do Empreendedor 2021, promovida pelo Sebrae de forma online. O encontro reuniu empresárias que compartilharam suas experiências ao se adaptarem às novas tecnologias e às redes sociais, principalmente em meio à pandemia, buscando se aproximar, encontrar soluções e oferecer um melhor atendimento aos seus clientes.
Segundo a consultora do Sebrae/PR, Carla Selva, as empresas que buscam se adaptar às novas tendências tecnológicas e colocar seus produtos/serviços nas redes sociais têm um propósito maior do que apenas gerar vendas. “O objetivo é entregar conteúdo de valor e fortalecer o relacionamento do negócio com os clientes, gerando uma conexão emocional. Essas mudanças vieram para ficar, mesmo voltando à normalidade, por isso é importante pensar em um planejamento, contar histórias desse trabalho e promover ações para engajar o público”, explica.
Daniele Cristiane Felde, da Chá & Arte, empresa de Curitiba, no Paraná, conta que as lojas da rede disponibilizam aos clientes a experiência de sentir o aroma e degustarem os produtos. Com a pandemia ela levou um susto e precisou encontrar novas formas de se aproximar dos seus clientes.
“Como somos franquias, cada loja tem o suporte da franqueadora, mas não tinha nada digital. Foi importante esse suporte, elas começaram com o site, por exemplo. Conforme fomos nos especializando, começamos a usar ferramentas básicas e gratuitas, como o Instagram, Whatsapp Business, criamos um catálogo virtual onde todas as lojas pudessem ter acesso, focamos no cadastro do cliente e conseguimos agregar novos dados”, explica.
Daniele conta que foi um processo de aprendizado extenso, uma evolução constante, que agregou novas ideias, como a criação de um calendário de postagem, estratégia patrocinada por região, lista de transmissão para envio de promoções, entre outras. “É um trabalho de formiguinha. Buscamos entender quais os públicos de cada mídia, como se conectar e desenvolver conteúdos que gerem interesse do nosso público”, conta.
Para quem está iniciando nessa jornada de adaptação digital do seu negócio, Daniele aconselha que é preciso ter coragem e dedicação. “Não tenha medo, porque não é do dia para a noite que as coisas acontecem. É preciso procurar ajuda, consultoria e orientação, além de se dedicar para criação dos conteúdos. É um trabalho diário, mas é preciso cair de cabeça para ter sucesso”, garante.
Sócia da empresa de confecção Produtiva Modas e das lojas de moda íntima feminina Modella Moda Íntima, em Curitiba, Rute Misleh possuía cinco espaços em shoppings, uma das áreas mais afetadas durante todo o período e que sofria com a incerteza da pandemia. Frente à necessidade de se reinventar, ela passou a dedicar maior parte dos seus esforços para estar presente no digital e entregar novas soluções para seu público.
“Como empresa, a nossa missão é servir ao próximo e incentivar a autoestima da mulher. Nós precisávamos encontrar uma forma de fazer isso. Passado o susto inicial que todos tiveram, focamos no e-commerce, criamos nosso site e passamos a enfatizar a nossa comunicação com estratégias específicas na internet”, conta a empreendedora.
Durante esse processo, Rute conta ter notado que os dados que possuía de sua cliente não eram poucos. Por estar presente em shoppings, o comprador sempre ia até o local, e esse foi um ponto de dificuldade e de máxima atenção. Aos poucos, foram criados grupos, listas de transmissões e outras ações para estar acessível ao cliente, onde ele estivesse, de forma integrada e adaptável.
Uma das ações que trouxe bastante resultado para o negócio foram as lives shopping, transmissões ao vivo por meio de redes sociais, que apresentam os produtos de forma detalhada e contam com a interação em tempo real dos seguidores.
Hoje, duas novas lojas foram inauguradas pela empreendedora e ela diz que isso é resultado do digital. “Ou você está presente no Google, ou você não tem um negócio. Assim como no ambiente tradicional, você dificilmente terá lucro no primeiro ano. Nesse início, nós vamos adquirir experiências e encontrar formas de melhorar. É por isso que não podemos desistir e, além disso, a curva de crescimento no meio digital é exponencial. Os esforços valem a pena e notamos isso com nosso e-commerce”, finaliza.
Rute também buscou agregar conhecimento aos empreendedores, e criou um canal no Instagram (www.instagram.com/diaadiadeempresaria) em que compartilha os principais ensinamentos da jornada de transformações de seus negócios e os desafios da inclusão no comércio virtual.
Sandra Guadagnin, responsável pela Madeira em Forma há mais de 10 anos na capital do Paraná, trabalha com a restauração de móveis e toda a sua equipe é formada por mulheres.
Antes da pandemia, ela realizava visitas aos clientes para ter acesso aos produtos que seriam restaurados. O seu modelo de trabalho precisou ser totalmente remodelado.
“Essa área tem muito valor afetivo. O cliente quer mais do que uma simples restauração, ele quer que você busque uma história, quer um memorial descritivo, ele quer que você entenda todo o valor afetivo da peça. E precisei me adaptar, pois o processo era muito técnico”, conta Sandra.
Essa dificuldade também foi encontrada pelos seus clientes. Grande parcela do seu público não tinha o costume de utilizar redes sociais. Para isso, ela passou a instruir os clientes a solicitar ajuda aos familiares para gravar vídeos, tirar fotos e conseguir passar as informações necessárias.
Sandra conta que, desde antes da pandemia, buscava passar dicas, técnicas e ensinamentos para seus clientes. Isso a manteve próxima e ajudou a minimizar as dificuldades na transição exigida pelo momento. Hoje, está elaborando um curso para ensinar as pessoas, de forma dinâmica, com várias partes práticas e totalmente online para mostrar como é possível fazer o que gosta.
A empresária acredita ainda que as mudanças trouxeram conforto para a maioria das áreas e que isso deve se manter mesmo após o período pandêmico. “Até mesmo a minha profissão que tem muito contato com o cliente. Não sei como vivi sem isso, mas tenho certeza que não quero voltar atrás.”
Feira do Empreendedor 2021
O Sebrae está realizando até o dia 27/10, de maneira 100% on-line, a edição 2021 da Feira do Empreendedor. Com diversas mesas e convidados especiais, a programação do evento traz muitas informações e oportunidades de negócio aos participantes. Para mais informações, entre em contato pelo telefone 0800 570 0800 ou pelo site sebrae.com.br.