
Famílias recebem novas moradias no Fazendinha
Famílias que moravam em áreas de riscos, são relocadas para a Moradias Vila Nina no Fazendinha
A Companhia de Habitação Popular de Curitiba reassentou essa semana oito famílias que viviam em área de risco social no Fazendinha. A intervenção finaliza a implantação do Moradias Vila Nina, conjunto formado por 49 unidades habitacionais, no mesmo bairro.
Paralisada em gestões anteriores, a obra foi retomada pelo prefeito Rafael Greca, que determinou a aplicação de recursos municipais para a construção das últimas 23 casas – equipadas com sistemas de painéis fotovoltaicos para transformar luz solar em energia elétrica.
Além da construção das casas, o projeto também incluiu a implantação de infraestrutura, como serviços de drenagem, pavimentação, terraplanagem, redes de água e esgoto, iluminação pública e será realizada a recuperação ambiental dos locais de onde as famílias foram transferidas.
As moradias construídas na Vila Nina fazem parte do projeto Cohab Solar, que integra o programa Curitiba Mais Energia, cujo objetivo é popularizar o uso de energias renováveis para contribuir com as metas internacionais de enfrentamento do aquecimento global.
Compostos de vidro e silício, os painéis fotovoltaicos captam a radiação solar e enviam para um conversor que a transforma em energia elétrica para o uso doméstico, gerando economia de até 80% nas contas de luz das famílias atendidas.