Escola faz plantio de mudas no Bosque Reinhard Maack
Cerca de 140 alunos de uma escola particular do bairro Xaxim fizeram plantio de 200 mudas de árvores nativas
O Bosque Reinhard Maack, no Hauer, se transformou em uma grande sala de aula para 140 alunos de uma escola particular do bairro Xaxim nesta semana. Eles terminaram o plantio de mais de 200 árvores nativas no local.
O grupo, formado por todas as turmas de quinto ano do Colégio Senhora de Fátima, participa de uma grande atividade multidisciplinar de Educação Ambiental, de acordo com a professora de inglês, Marilsa Barbosa Alves.
“Nosso objetivo é que eles desenvolvam um olhar sensível para o meio ambiente”, contou. “Falamos sobre a diminuição do uso de plástico e uma série de outras medidas que podem ser tomadas para termos um futuro melhor”, completou.
O plantio – que entra na conta do arvorômetro do projeto 100 Mil Árvores para Curitiba – foi ideia da mãe de um dos alunos. “Ela nos falou sobre esse movimento da Prefeitura e nos interessamos em fazer parte”, explicou Marilsa.
O contato com o Horto Municipal da Barreirinha, que produz as mudas, levou o grupo à Diretoria de Parques e Praças da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que indicou a área do Reinhard Maack para o plantio.
A estudante Sofia Demeterco Vieira, de 10 anos, gostou de colocar a mão na terra. “Estamos ajudando Curitiba e todo o planeta”, comemorou. Foram plantadas mudas de pitanga, cereja, canela, dedaleiro.
Atração à parte
Entre uma muda e outra, os brinquedos de madeira eram atração para as crianças. Em especial, a tirolesa, composta de um cabo de aço com um pneu. As peças de madeira foram totalmente revitalizadas em 2017.
O Bosque Reinhard Maack foi entregue à cidade no final de 1989 e possui uma área de 78 mil metros quadrados. Durante a semana, recebe grupos de crianças para atividades agendadas de Educação Ambiental. Aos finais de semana e feriados, normalmente, fica aberto das 8h às 18h.