O Jornal que fala por você

DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS, precisamos falar mais sobre isso

“Tudo se converte em tudo” – Filósofo Anaxímenes

     Para mim, escrever sobre gastronomia é tão excitante quanto cozinhar. Falar sobre este tema é uma oportunidade de levar até você caro leitor, tudo que penso e pesquiso sobre comida e o mercado gastronômico. Vou tentar aqui nesta coluna trazer novidades, curiosidades, informações e claro sempre uma boa receita que você poderá tranquilamente reproduzir em casa.

     Para começar, um dado estatístico que me preocupa muito como Chef de cozinha e dono de restaurante, 30% de todo o alimento produzido no mundo vai literalmente para o lixo.

      Dan Barber, chef e ativista do reaproveitamento dos alimentos, mostra em sua obra O terceiro prato; Observações sobre o futuro da comida, como a indústria do alimento impacta o modo de consumo alimentar da atual sociedade e nos dá um certo norte de como poderíamos repensar estes hábitos. Desde sempre os restaurantes se preocupam com o aproveitamento total dos alimentos, haja vista os caldos que sempre foram preparados utilizando-se de talos, cascas, restos e ossos dando muito sabor na finalização de pratos e claro que isso ainda tem como objetivo a economia em compras de insumos. Acredito que nós Chefs temos uma nova missão nos dias de hoje além de criarmos bons pratos, que é a de levar uma nova forma de alimentação, de levar informações para nossos clientes e novos rumos para nossa gastronomia.

     Sobretudo em meio a situação do Corona vírus onde as pessoas estão cozinhando mais em casa e pedindo mais comida via delivery, muito comum exagerarmos nos pedidos e jogarmos fora o equivalente a 20% daquilo que recebemos, isso sem contar as embalagens que são muitas e talvez tenhamos que repensar também este modelo, mas isso é um papo para outro artigo. Ainda falando sobre o desperdício o chef celebridade estrela o documentário Wasted! The history of food waste, um filme que nos dá um soco no estômago frente a este assunto, expõe nossa incapacidade de lidar com tudo isso, nossa incompetência como ser humano ocupante do planeta terra e de como somos intransigentes e soberbos acreditando que podemos curar as feridas deixadas pela nossa ação assim, de uma hora para a outra e que não teremos consequências sérias para as futuras gerações. Chefs famosos como Massimo Bottura, do Osteria Francescana, eleito o melhor restaurante do mundo em 2016 e 2018 critica nossa forma de tratar o alimento, pensamos que o problema é a quantidade, mas estamos errados, quando o verdadeiro inimigo é a forma a qual distribuímos o alimento produzido, nas palavras de Massimo, “we don’t need to produce more” (nós não precisamos produzir mais).

     Por isso caro leitor, fica aqui o singelo pedido deste Chef militante que aqui vos fala, pense mais em como você está tratando sua comida, em como você se alimenta, nas quantidades de comida que você joga fora por dia e de como poderia reaproveita-la talvez. Vai aqui algumas dicas; faça escondidinhos, lasanhas, cremes, sopas, gratinados, tente enxergar naquilo que vai jogar fora um prato de restaurante, sei que não é fácil, pois o prazer de receber um “Ifood” em casa as vezes fala mais alto, mas precisamos mudar, caso contrário o planeta irá mudar com a gente, não!!! Nós somos maiores do que ele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *