O Jornal que fala por você

Curitibanos aprendem sobre o ciclo dos alimentos

O engenheiro Kleber Lucio, 46 anos, participou em família da visita guiada à Fazenda Urbana da Prefeitura, na terça-feira (23/2)

Com a esposa, Renata, 48 anos, e dos filhos, Ricardo, 6 anos, Mariana, 4 anos, e Sofia, 2 anos, ele acompanhou as explicações da equipe do local sobre todo o processo de produção do alimento.

“Nós gostamos muito da visita. As crianças puderam circular pelos canteiros e todos nós aprendemos. Ter esse espaço para a comunidade é uma iniciativa maravilhosa”, contou Kleber, ao fim do passeio no espaço de  4.435 m², ao lado do Mercado Regional Cajuru.

Aprimorar o conhecimento sobre o ciclo do alimento é uma das principais missões das visitas guiadas na Fazenda Urbana. A bióloga Jessica Pertile, 33 anos, participou do passeio desta terça-feira com este objetivo. 

“Vim para aprender novas técnicas e replicar na minha casa. É importante também para as crianças que aprendem a mexer na terra e a cuidar da cidade”, explicou ela.

Roteiro

Quem participa das visitas guiadas na Fazenda Urbana segue um roteiro que tem início com explicações sobre o programa da Agricultura Urbana da Prefeitura de Curitiba. O visitante ainda faz um giro no entorno da Fazenda, que reúne outros importantes equipamentos vinculados à Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, como o Mercado Regional Cajuru, o Centro de Distribuição dos Armazéns da Família e o Banco de Alimentos.

Após esta introdução, o grupo aprende sobre o aproveitamento integral do alimento na central de compostagem, onde os resíduos são transformados em adubo orgânico. Depois, passeia pelos canteiros para conhecer sobre plantio de hortaliças, agricultura de ciclo curto, plantas alimentícias não convencionais (pancs), sistemas agroflorestais e a agricultura regenerativa com flores e temperos, além de áreas de roça com plantações de milho e mandioca e culturas anuais.

Como também é um espaço de divulgação de ações de sustentabilidade dentro do ciclo do alimento, o tour pela Fazenda Urbana compreendende ainda a apresentação de tecnologias de uso de energia renovável (placas solares), sistema de captação de chuva, caixas de isopor de capilaridade para plantio de pequenas hortas em apartamentos e canteiros de gotejamento.

Ao final, todos seguem para a cozinha-escola, onde aprendem a preparar alimentos com aproveitamento integral, além de se despedirem brindando com sucos feitos por eles mesmos com ingredientes – limão, açafrão e salsinha – colhidos nas hortas da Fazenda Urbana.

Visitas em março

Inaugurada em junho do ano passado, a Fazenda Urbana de Curitiba é um inédito espaço no Brasil dedicado à educação para prática agrícola sustentável nas cidades. As visitas guiadas foram suspensas no fim do ano passado seguindo os decretos de prevenção à covid-19.

Agora em fevereiro, foram retomadas as turmas semanais. Quem deseja participar das visitas guiadas de março pode realizar o cadastro no site Aprendere da Prefeitura.

LEGENDA: Na imagem Kleber Lucio, a esposa Renata Lucio e os filhos Ricardo, 6 anos, Mariana, 4 anos e Sofia, de 2 anos – Foto: Daniel Castellano / SMCS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *