Curitiba tem obras de macrodrenagem, pavimentação e reforma de unidades de saúde
Obras de pavimentação, macrodrenagem, construção e reforma de escolas, reforma em unidades de saúde, são algumas das intervenções nesta semana nas áreas de infraestrutura e desenvolvimento urbano em Curitiba.A Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) coordena as ações que acontecem em vários bairros da cidade.
Várias frentes de trabalho estão em andamento para a recuperação da malha viária da cidade, a partir do programa Asfalto Novo. São exemplos os serviços em execução nas ruas Rua Jovina de Oliveira Karan (Capão Raso), Francisco Caron (CIC), Orlando Peruci (Santa Felicidade), Desembargador Cid Campello (CIC), Reinaldo Gusso (Pinheirinho) e Pedro Cruzeta (CIC)
Juntas, as pavimentações somam 5,6 km. As benfeitorias vão se somar às 1.795 vias da cidade já contempladas com manutenção nos últimos cinco anos, período em que o programa ultrapassou 853 km de asfalto novo.
Para o secretário de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, as intervenções dotam a cidade de melhor infraestrutura e melhoram a vida do cidadão.
“O objetivo das intervenções é o de trazer melhoria para a população tanto nos deslocamentos, como nos mais diversos aspectos, como nas áreas de educação, saúde e cultural”, afirma Rodrigues.
Asfalto novo
Um exemplo disso ocorre na Rua Desembargador Cid Campello, onde a Prefeitura promove a requalificação, ao longo de 1.427 metros, a partir da Rua Professor Algacyr Munhoz Mader até o Rio Barigui.
Seu Joel Berbeli, 66 anos, está contente com a chegada do asfalto novo na rua. “Eu trabalho aqui há mais de 30 anos, sempre reivindicando melhorias para esta rua. Agora as obras chegaram e são muito bem-vindas”, disse Joel, que é dono da loja Rosângela Materiais Elétricos.
Seu Joel contou que chegou a montar uma associação com os comerciantes da rua para buscar melhorias. “Tem que dar os parabéns para o prefeito Rafael Greca pela iniciativa de fazer este trabalho aqui. Vai beneficiar muita gente”, comentou o comerciante.
Na Rua Jovina de Oliveira Karan, no bairro CIC, a pavimentação é bem aceita e recebida pelos moradores. A comerciante Claudete Valomim, que atua no local há 3 anos, disse que o grande o problema era a quantidade de buracos na rua. “Este problema agora será resolvido com o asfalto novo. Vamos ganhar uma rua em excelentes condições”, disse.
Claudete só ressalta que está preocupada com os acidentes. Ela contou que os motoristas que trafegam pela Rua Francisco Habinovski não respeitam a preferencial, que é a Jovina de Oliveira Karan e os acidentes são frequentes.
“Já fizemos 156 e houve melhoria na sinalização. Esperamos que agora que os motoristas respeitem mais”, torce Claudete.
Macrodrenagem
No bairro CIC, o Departamento de Pontes da (Smop) está fazendo a terceira etapa do processo de desassoreamento e regularização dos taludes do Rio Barigui, no trecho que corta o bairro CIC.
Os trabalhos estão sendo realizados no trecho do rio que passa pelo Rua Cid Campelo, na altura do Parque Mané Garrincha, e se estenderá até a Rua Professor Algacyr Munhoz Mader, perfazendo uma extensão de 1,5 km.
Mobilidade
As obras do lote 4.1 da Linha Verde Norte, na região do Trevo do Atuba, seguem em andamento com a evolução dos serviços de pavimentação e de escavação e preparação de pavimentação na nova trincheira que servirá de ligação entre Curitiba e a Região Metropolitana e fará a interseção com a antiga BR-116.
Esta semana foi concluída a pavimentação na marginal direita da via, na extensão de 500 metros compreendido entre a Loja Daju e o supermercado Atacadão, sentido Atuba e o trecho seja liberado de forma definitiva ao tráfego.
As obras do lote 4.1, o trecho final da Linha Verde, acontecem ao longo de 2,84 km entre as estações Atuba e Solar, do transporte coletivo.
Complexo Tarumã
No Viaduto da Victor Ferreira do Amaral, as obras do Complexo do Tarumã avançam com concretagem dos dez blocos de concreto armado, necessários para o alargamento da estrutura que receberá as estações de ônibus Tarumã (na parte superior) e Victor Ferreira do Amaral (sob o viaduto).
Educação
A construção da Escola Municipal Metry Bacila, localizada no bairro Santa Cândida, também está em andamento. A nova unidade ocupará uma área de 1.919,22m² e contará com dez salas de aula, sala de informática, biblioteca, salas para professores, equipe pedagógica, sala da direção, secretaria, copa e almoxarifado.
Além disso, a escola será equipada com dois pátios e uma quadra esportiva coberta. Com um investimento de R$ 6,9 milhões, a previsão é de que a construção seja concluída no segundo semestre de 2024, atendendo cerca de 600 estudantes do ensino fundamental.
Em outro extremo da cidade, no bairro Caximba, A Escola Municipal Joana Raksa, que atende 850 estudantes, está recebendo obras de reforma e ampliação. A unidade atendes turmas de educação infantil, primeira etapa do ensino fundamental e educação de jovens e adultos.
Serão construídas quatro novas salas de aula, novo refeitório, quatro sanitários (sendo dois com vestiários), depósito, cisterna para incêndio, área para prática de capoeira e calçadas em paver (blocos de concreto), totalizando 580 m² de área construída.
A ampliação da Escola Joana Raksa faz parte do Projeto de Gestão de Risco Climático do Bairro Novo da Caximba, financiado pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), a partir de um projeto do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).
Saúde
Sete unidades de saúde de Curitiba sçao reformadas atualmente. As melhorias ocorrem nas unidades Ouvidor Pardinho (Centro), Campina do Siqueira (Campina do Siqueira), Irmã Tereza Araújo (Boqueirão), Trindade I (Cajuru), Estrela (Portão), Augusta (CIC) e Bacacheri (Bacacheri).
As equipes coordenadas pela Smop também trabalham na etapa de finalização da construção da sede própria da Unidade de Saúde Umbará II. Os trabalhos concentram-se nos acabamentos: incluem a instalação das esquadrias, pintura externa e acabamentos internos.
A nova unidade terá toda a estrutura necessária e condizente com o nível de excelência da saúde em Curitiba. O espaço visa oferecer serviços de qualidade aos moradores da região.