Córrego ficará mais protegido contra enchentes
Desde julho as equipes da Prefeitura trabalham para transformar um trecho de 200 metros do Córrego Jardim Esmeralda que margeia a Praça Jardim Esmeralda, no Xaxim, em uma área mais protegida contra as enchentes
O córrego está recebendo obras de perfilamento e de implantação de uma bacia de detenção, que vai fazer o controle da vazão das águas que fluem em direção ao Ribeirão dos Padilhas.
A intervenção vai minimizar riscos de alagamentos na região e é acompanhada de perto pelos moradores da região, que aguardam o fim de décadas de estragos causados pelas enchentes.
A enfermeira aposentada Dilva Maria de Oliveira, moradora há 38 anos da Rua Dante Honório, que margeia o Córrego Jardim Esmeralda, conta que tem ido conferir o andamento da obra, depois de ter vivido vários alagamentos onde mora.
“Já passei cada uma… De ter água chegando ao peito. A preocupação nem era com as coisas, mas com as pessoas. Tenho a esperança de que agora vai ficar tudo bem”, fala.
Bacia de detenção
A diretora de um Centro de Educação Infantil na mesma Rua, Neira Carmem Araújo da Silva, 48 anos, também acompanha atenta o avanço das obras.
“Desde o início das obras, não vi mais a água subir. É uma grande benfeitoria que veio para a nossa região Já passei por muitas enchentes aqui e estou feliz em ver esse trabalho para essa tristeza acabar”, fala Neira.
Ela diz não se esquecer do alagamento de 2011, quando a água subiu tanto que as crianças foram tiradas do Centro de Educação de bote dos Bombeiros. E espera poder aposentar o portão de contenção em metal que mandou construir para os dias de tempestade.
Na obra, coordenada pelo Departamento de Pontes e Drenagem da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), as equipes da Prefeitura estão ampliando o leito córrego com muros de gabião (muralhas de pedras em gaiolas de arame), criando a bacia de detenção. As estruturas funcionarão como reservatórios para conter o volume das águas, que aumenta nos períodos chuvosos.
Também está sendo implantado um controle do fluxo da vazão no ponto em que o córrego passa por tubulações de 2,2m até chegar no Ribeirão dos Padilhas, permitindo o equilíbrio hidráulico e evitando transbordamento e consequentes alagamentos.
Ao final da implantação da bacia, a área da praça afetada pela obra será revitalizada, com recuperação da mata ciliar e replantio de árvores, como ipês e outras espécies.
Ribeirão dos Padilhas
As benfeitorias no Córrego Jardim Esmeralda fazem parte da intervenção em seis quilômetros do Ribeirão dos Padilhas, que iniciou em julho deste ano, dentro do programa Curitiba Contra as Cheias, implantado pelo prefeito Rafael Greca para minimizar riscos de enchentes e alagamentos ao longo das principais bacias hidrográficas da cidade.
“O objetivo é garantir o perfeito escoamento das águas para minimizar os problemas com inundações. Os serviços serão executados em doze meses”, explica o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues. O investimento total nas obras é de R$ 7,627 milhões.