O Jornal que fala por você

Coronavírus e a Gastronomia

Chef Ale Gonçalves é proprietário dos restaurantes O Fornari e da Pistache Pizza e Gastronomia. Formado em Gastronomia pela Universidade Positivo e pós graduando em Docência de Gastronomia no Ensino Superior e comanda um canal no Youtube

Você pode estar se perguntando, o que um chef de cozinha sabe sobre o COVID-19, bem, realmente sobre o vírus sei exatamente como todo e qualquer mortal deste nosso planetinha, no entanto o foco aqui é falar o quanto um surto que virou epidemia e que agora oficialmente é uma pandemia pode afetar nossas vidas no que tange a nossa alimentação tanto em casa, bem como em restaurantes. Olhem só, até agora não existe nada de afirmações concretas afirmando que o vírus é transmitido por qualquer alimento que possamos ingerir, o que se sabe é que o contágio se dá através através de gotículas que são liberadas pelo nariz ou pela boca quando tossimos ou espirramos e até mesmo se exalamos o ar contaminado, também é possível a transmissão através do toque em alguma superfície na qual o vírus estiver instalado, mas nada diretamente ligado a alimentos. Podemos ficar tranquilos graças a Deus!!!

O que me deixa bastante preocupado é o nosso comportamento frente do fato de sairmos de casa para comer fora, hoje mesmo recebi algumas fotos de um conhecido que mora em Nápoles, cidade onde está localizada a pizzaria mais antiga do mundo a Por’Alba, que segundo nos conta a história da pizza foi lá que a invenção da redonda teria ocorrido da forma como a conhecemos, inclusive em Nápoles a famosa pizza Marguerita teria sido inventada pelo mestre pizzaiolo Rafaello Espozito, obedecendo um pedido do rei Umberto I e a rainha Marguerita que passavam férias na cidade e solicitaram ao melhor pizzaiolo que lhes atendesse, ele então teria demonstrado vários sabores ao casal, mas a rainha preferiu o sabor com os seguintes ingredientes como cobertura mussarela, molho de tomate e manjericão fresco, daí a famosa pizza Marguerita ficaria conhecida mundialmente como a pizza da rainha marguerita.

Mas isso é tudo história, o que nos importa aqui é, como eu vinha falando sobre o comportamento das pessoas frente ao surto e de como isso implica nos negócios. A foto que mencionei mostrava exatamente esta rua na qual fica localizada a mais antiga pizzaria do mundo totalmente vazia, imaginem o tamanho do impacto para esta empresa e de quebra para todas as outras que resolveram ter seus negócios naquela região. Agora imaginem o impacto que o vírus pode ter aqui no Brasil, caso o governo também nos dê ordens para que não saiamos de casa e para que não frequentemos restaurantes. Isso com toda certeza seria desastroso para nossa economia como um todo, pois diferente de países mais desenvolvidos os nossos empresários não possuem uma estrutura para suportar, por exemplo, duas ou três semanas de portas fechadas, isso seria terrível para nosso mercado gastronômico.

O objetivo de escrever sobre tal importante assunto é o de conscientizar você leitor de que precisamos nos cuidar, buscar mais informações, não se deixar levar por falsas notícias e principalmente não se desesperar com tudo que está ocorrendo. O vírus em destaque possui uma taxa de mortalidade muito, mas muito baixa. Trata-se basicamente de uma gripe mais forte e que pode ou não ter consequências letais de pendendo exclusivamente de quadros clínicos pré Corona vírus. Não estou pedindo aqui para você não se cuidar e não tomar as precauções necessárias, ao contrário o que prego aqui é que você se cuide, mas sem alardes desnecessários, procure informações em meios de comunicação sérios e íntegros, cuide bem da sua família e próximos. E se tiver que ficar em casa e não puder sair por conta de algum surto mais sério, lembre-se de que os restaurantes precisam sobreviver, peça pelo delivery! Afinal de contas comer ainda é uma das melhores sensações da vida e não podemos deixar que uma doença nos tire este prazer.

Passaremos por tudo isso juntos e nos ajudando, que Deus nos proteja um pouco mais!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *