O Jornal que fala por você

Contrários

Por Mary Derosso

Muitos moradores das cidades  de Serranópolis e Capanema têm se  manifestado contra a reabertura da Estrado do Colono, que foi  fechada  em 1986, por decisão liminar da Justiça Federal e em 2007, com a decisão definitiva da Justiça. Esses moradores alegam que com o fechamento desta estrada, a qualidade de vida melhorou e houve a diminuição da violência e do tráfico de drogas.

Atropelamentos
O Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas estima que 475 milhões de animais são atropelados a cada ano em estradas e ferrovias do Brasil e, isto iria acontecer fatidicamente na Estrada do Colono, com a sua reabertura. Além disso, quando a estrada estiver em operação, haverá uma modificação do solo e de toda a mata, em todo o seu percurso.

E o meio ambiente?
Existem dois políticos paranaenses, o senador Alvaro Dias (Podemos-PR) e  o deputado federal Vermelho (PSD-PR), que estão querendo reabrir a estrada, sob a alegação de incentivo ao turismo, mas para isto acontecer, a mata teria que ser derrubada, pois o velho traçado da estrada foi totalmente tomada pela mata.

Até Tu, Frei Chico
Deu no UOL: “Ex-presidente Lula, seu irmão e mais 3 foram denunciados pela Lava Jato de SP. Segundo o MP, Frei Chico recebeu mesadas da Odebrecht entre 2003 e 2015. A mesada, segundo o MP, tinha intenção de obter privilégios junto ao governo Lula. O valor total das mesadas chegaria a R$ 1.131.333,12, em valores atuais. Lula e o irmão foram denunciados por corrupção passiva; e os empresários, ativa. Lula nega que tenha oferecido vantagens indevidas à Odebrecht e que tenha pedido benefícios a ele e familiares.

Adequação das escolas
Duas escolas, em cada unidade da Federação terão até o dia 27 de setembro de 2020, que se adequarem ao modelo cívico-militar, como foi proposto pelo governo federal. A meta é construir 216 escolas neste modelo, até 2023. Na prática os professores irão cuidar da parte pedagógica e os militares da administração e da disciplina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *