Comunidade Tech Girls recebe certificado de licenciamento ambiental
Projeto se torna apto para emissão de declaração para empresa
Para celebrar a semana do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de Junho, o projeto Tech Girls – negócio de impacto socioambiental focado na empregabilidade em tecnologia e geração de renda – anuncia o recebimento do Certificado de Licenciamento Ambiental, concedido pela Prefeitura Municipal de Curitiba.
Com essa credencial, agora a comunidade Tech Girls – que atende a todas as exigências de coleta e destinação correta de resíduos sólidos e da logística reversa de lixo eletrônico – está legalizada para emitir o Certificado de Destinação Final por meio do sistema SINIR (Sistema Nacional de Informações Sobre Gestão de Resíduos Sólidos) às empresas doadoras dos equipamentos, bem como aos grandes geradores de resíduos eletrônicos, mobilizados com a causa mulheres e tecnologia. Em seguida, realiza a coleta, o transporte, conserta e transforma o lixo eletrônico em ferramenta de trabalho, além de doá-los às alunas do Projeto para que deem sequência aos seus negócios digitais, ganhando autonomia financeira e resgatando a autoestima.
Para o processo de licenciamento, Gisele Lasserre, desenvolvedora de software e fundadora do projeto Tech Girls, contou com uma consultoria especializada em questões ambientais de impacto, tornando o projeto pioneiro e diferenciado no município de Curitiba na transformação do lixo eletrônico.
Sobre o Tech Girls
Criado em 2017, o Tech Girls é um negócio de impacto socioambiental focado na empregabilidade em tecnologia e geração de renda. Por meio da Metodologia de Ensino Afetivo em Tecnologia®, que alia afeto ao aprendizado de software e hardware, o projeto conta com aulas desenhadas para facilitar o aprendizado das mulheres, desde o nível inicial até a formação em hard skills tecnológicos. Com isso, capacita e torna acessível o conhecimento em tecnologia, auxiliando na criação de negócios digitais, autonomia para o uso pleno de computadores, celulares e acesso ao mercado de trabalho em TI. Recupera notebooks obsoletos por meio de capacitação de manutenção dos equipamentos, realizados pelas próprias alunas que ao concluírem a jornada de imersão digital, levam o notebook para casa, para continuarem seu ensino atuarem profissionalmente, gerando renda e emprego. As sucatas deste lixo-eletrônico são transformadas em Bijouxtechs ®
Foi condecorado no Prêmio Empreendedora Curitibana 2021, na categoria Empresa de Impacto Socioambiental, em março de 2022, e recebeu homenagem pela Câmara Municipal de Curitiba por sua contribuição às mulheres curitibanas.
O Tech Girls já transformou diretamente mais de 500 vidas femininas, promovendo impacto positivo em centenas de famílias e comunidades de Curitiba e região metropolitana e, atualmente, vem estabelecendo parcerias para promover a capacitação e inclusão de mulheres no mercado de tecnologia em todo o Brasil.
Também desenvolveu projetos de inclusão social por meio da tecnologia para diversas empresas como o Grupo Boticário, a OLX e a Renault, dentre outras. Mais informações em https://techgirls.com.br.