Como a forma que você se alimenta pode curar as suas doenças?
Chef Ale Gonçalves é proprietário dos restaurantes O Fornari e da Pistache Pizza e Gastronomia. Formado em Gastronomia pela Universidade Positivo e pós graduando em Docência de Gastronomia no Ensino Superior e comanda um canal no Youtube
Ora, a resposta para esta pergunta não é lá muito fácil de conseguir uma única resposta, são muitos caminhos, muitas possibilidades, mas como Chef de cozinha posso lhe garantir que se alimentar melhor é um bom caminho. E você pode estar se perguntando então, ok! Se alimentar comer melhor é um bom caminho, mas como faço isso? Aí consigo lhe oferecer melhores respostas, a começar por colocar mais vegetais, frutas e folhas em sua alimentação diária, tá eu sei, pareço um médico ou nutricionista falando deste jeito, mas não, aqui quem vos fala ainda é o cozinheiro e é exatamente por isso que lhe dou este conselho, Coma bem e coma melhor.
Mas aqui é importante fazer uma distinção entre comer bem e comer melhor, enquanto o primeiro apontamento nos fala da qualidade da comida que você ingere todos os dias, ou seja escolha lugares melhores para se alimentar, locais em que você sinta segurança de que não vão lhe vender gato por lebre e que a percepção de um cuidado maior com alimento existe, como por exemplo a forma como o Chef se posiciona na sociedade frente ao desperdício de comida e manejo dos alimentos por toda a equipe de trabalho, o segundo tem ligação direta do que você está comendo. Aqui o indivíduo deveria seguir o que prega a pirâmide alimentar nutricional, que é um guia de alimentação geral que demonstra como uma população saudável adulta deveria se alimentar, nesta tabela verificamos a prioridade aos alimentos ricos em carboidratos tais como arroz, cereais e pães. Logo em seguida vem o grupo dos vegetais, frutas e verduras fornecedores de fibras e nutrientes, o terceiro grupo é o das proteínas, leguminosas e derivados de leite e por último, lá em cima no topo da pirâmide estão os alimentos mias calóricos como ricos em açucares, excesso de óleo e gorduras saturadas, estes devem ser consumidos esporadicamente.
Como Chef defendo a alimentação controlada e não a restrição, você não precisa se tornar vegetariano ou vegano para consumir produtos que fazem bem à sua saúde, para mim o grande segredo é comer com responsabilidade, com foco na saúde e não em modismos, estes são extremamente perigosos, pois prometem resultados gigantescos em pouco tempo, e sinceramente não conheço nada neste mundão de Deus que não se consiga sem esforço e dedicação.
Se alimentar melhor e com mais saúde deve ser um hábito para o resto da vida, mas para isso você não precisa se privar de nada, um docinho de vez em quando pode! Uma coxinha de vez em quando pode! O que não pode é só se alimentar disso. Monte um prato colorido, tente comer vegetais sem excesso de sal, tente sentir os real sabor dos alimentos, tente consumir menos açúcar e sal, prefira azeites de boa qualidade, tente não beber líquido durante as refeições, beba muita água, se puder faça algum exercício, nem que seja uma caminhada leve algumas vezes na semana, levar o cachorro pra passear também vale.
Fazendo um paralelo com o reino animal, você sabia que um boi criado em um determinado tipo de pastagem tem um sabor de carne totalmente diferente de outro criado em outro terroir? Sim, funciona mais ou menos assim conosco também, da mesma forma que o sabor da carne do animal é afetada pela sua alimentação nosso organismo trabalha da mesma forma, assim como o boi nós também somos o que comemos, e aqui deixo a pergunta que não quer calar: Qual seria o sabor da sua carne de acordo com os seus hábitos de alimentação durante toda a sua vida?
Fica a reflexão e espero que daqui pra frente você pense mais em como aquilo que você ingere pode salvar a sua vida, ou no mínimo te dar mais alguns aninhos de vida.