O Jornal que fala por você

Atrativos turísticos do Paraná fascinam estrangeiros de diferentes nacionalidades

O Parque Vila Velha foi a primeira Unidade de Conservação (UC) criada no Paraná, em 1953

O Parque Vila Velha recebeu 88.689 visitantes desde a reabertura para o público, em setembro de 2020, após as restrições impostas pela pandemia de Covid-19. Mesmo com o cenário de redução nas viagens internacionais nos últimos anos, quase 300 turistas foram estrangeiros. Cerca de 10% vieram da Jordânia, 9% da Bolívia, 8,5% do Japão, 8% dos Estados Unidos e 7% da Alemanha.

Já os brasileiros que visitaram o Parque são, na grande maioria, do Paraná (66,86% dos visitantes), seguidos de Santa Catarina, com 11,53%, São Paulo, com 10,92%, Rio Grande do Sul, com 2,34%, e Rio de Janeiro, com 1,60%. Entre as cidades de origem a primeira é Curitiba, com 26 mil visitantes (quase 30% do total). Ponta Grossa está em segundo (15,72%), seguida por São Paulo (4,82%), Joinville (2,37%), e Londrina e Maringá (ambas com 1,7%).

No local, o público pode aproveitar os atrativos naturais já bem conhecidos – arenitos, furnas e Lagoa Dourada – e novas opções, como arvorismo, passeio em balão estacionário, tirolesa, cicloturismo, trilhas e caminhada noturna.

Sob a administração da concessionária Soul Parques, o parque passou por melhorias nos últimos anos e potencializou seus motivos para a visitação. “Reformulamos todo o padrão de atendimento e nossa estrutura de operação, construímos uma nova praça central, implantamos quatro núcleos gastronômicos, reformamos o centro de visitantes, implantamos novas atrações de aventura imersivas na natureza e mudamos até mesmo a forma como o visitante experimenta tudo isso. Agora ele tem mais liberdade para aproveitar essas experiências por meio de um passeio autoguiado”, destaca o gestor Leandro Ribas.

“Muitos visitam o parque estimulados pelas novas atrações de aventura como a tirolesa, arvorismo, cicloturismo e o voo em balão estacionário”, cita Ribas. Conforme dados da empresa, cerca de 15 mil pessoas desceram na tirolesa e mais de 7 mil aproveitaram o circuito de arvorismo, atrações de aventura criadas pela concessionária para melhorar a experiência do visitante.

Paraná, Parque Vila Velha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *