Atendimento de Finanças ganha novo espaço
O atendimento ao contribuinte na sede da Prefeitura de Curitiba ganhou melhorias e passou a ser personalizado na quarta-feira (13/10)
Foram implantadas dez salas no subsolo do Palácio 29 de Março que vão concentrar o apoio presencial às demandas nas área de IPTU, ITBI, ISS e certidões.
“O contribuinte passa a ser atendido nessas salas de forma individualizada, com mais conforto e privacidade”, diz Daniele Regina dos Santos, superintendente executiva da Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento.
O novo espaço, com ambiente fresco, mobiliário ergonômico, luminosidade especial e adaptado também para pessoas com deficiência conta ainda com três salas de reuniões e banheiros. O local também garante distanciamento necessário para evitar a disseminação da covid-19.
Tudo mais fácil
O atendimento exclusivo faz parte da série de ações da Prefeitura para agilizar e melhorar a qualidade do atendimento, usando tecnologia e inovação na prestação de serviços. Com a digitalização dos processos e o agendamento online dos atendimentos, as filas praticamente desapareceram.
“Muita coisa passou a ser resolvida sem a necessidade de deslocamento do contribuinte até uma unidade da Prefeitura. E quando é necessário, ele não precisa mais esperar para ser auxiliado e o atendimento é mais rápido e eficiente”, diz Daniele.
No último ano, 92 mil deslocamentos de contribuintes à sede da Prefeitura, no Centro Cívico, e nas demais unidades da administração municipal deixaram de ser realizados por causa da implantação do Processo Eletrônico de Curitiba (Procec).
Atualmente 100% dos serviços prestados na área de Finanças estão na plataforma Procec, que permite que cidadãos e empresas solicitem, pela internet, serviços e informações às secretarias. O protocolo e seu acompanhamento são feitos de forma eletrônica.
Desde o seu lançamento em setembro de 2020, já foram realizados 46,1 mil protocolos e houve uma redução de custos de R$ 1 milhão somente referente a horas de trabalho envolvendo a manipulação de documentação física ou digital na abertura do processo.
A plataforma já abrange 68 serviços em seis áreas de Finanças. Ao todo são 113 serviços disponíveis, incluindo as secretarias de Urbanismo, Meio Ambiente, Administração e Obras.
Entre os assuntos disponíveis estão ISS, IPTU, ITBI, certidões, obras, uso do solo, publicidade, alvará comercial, recursos hídricos e saneamento, regularização de tributos, eventos, cadastro de ONGs ambientais e patrimônio.
Serviços on-line
Curitiba vem investindo fortemente na expansão dos serviços on-line. A capital conta atualmente com 366 serviços on-line em diversas áreas (principalmente Finanças, Urbanismo, Meio Ambiente, Transporte Público, Educação, Obras, Esportes e Lazer).
O serviço agenda on-line, por exemplo, já realizou 153.572 agendamentos em três anos de funcionamento.
O agendamento pela internet está disponível para nove secretarias: Finanças, Urbanismo, Agência Curitiba, Meio Ambiente, Fundação de Ação Social (Cadastro Único), Instituto de Previdência dos Servidores de Curitiba (IPMC), Defesa Social e Trânsito, Procuradoria-Geral do Município, Fundação de Ação Social (Emprego e Trabalho). São 55 departamentos que oferecem a ferramenta.