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Aplicativos de comida, solução ou mais problemas para o empreendedor?

Chef Ale Gonçalves é proprietário dos restaurantes O Fornari e da Pistache Pizza e Gastronomia. Formado em Gastronomia pela Universidade Positivo e pós graduando em Docência de Gastronomia no Ensino Superior e comanda um canal no Youtube

Muita gente me pergunta como é empreender em meio a tantas dificuldades? Sempre digo que todos os dias acordo e já vou me preparando para elas, dia após dia, uma de cada vez. E uma das principais dificuldades para o empreendedor hoje em dia é sem dúvida alguma como fazer para vender mais, para ter mais visibilidade, e nesta hora que surgem alguns santos salvadores que são os aplicativos de comida, eles prometem dobrar a sua venda, te prometem uma visibilidade fora do comum, além disso, te convencem que se a sua marca não estiver em suas bases você não terá o sucesso que espera com seu negócio, no entanto o relato de muitos donos de restaurantes, principalmente de pequeno porte, não aparenta ser assim tão vantajoso, uma vez que as taxas cobradas dos estabelecimentos são bem altas e porque não dizer abusivas, sobretudo num momento de margens reduzidas como é o que passamos agora, nunca antes na história deste país o empreendedor teve que fazer tanta conta e como dizem os mais antigos, guardar tudo na ponta da caneta.

Uma reportagem de Daniela Madureira, para o site BBC News, demonstra muito claramente como o empreendedor fica a mercê dos aplicativos que participa e acaba por desistir do empreendimento por não conseguir ter margem suficiente para arcar com os custos do negócio. A jornalista entrevistou alguns empresários e constatou que está se tornando um péssimo negócio entrar e permanecer nestes aplicativos, os motivos são muitos, desde a inteligência artificial dos aplicativos que escolhem aleatoriamente quais restaurantes estarão no topo da lista quando o cliente logar no aplicativo, passando por problemas técnicos de não obter ajuda adequada para os possíveis problemas enfrentados pelos restaurantes chegando ao ponto crucial a meu ver, que é o fato de vender comida muito barato.

Vejam, não há mágica neste mercado, ou você tem um produto de primeira qualidade que tem normalmente preços mais elevados ou você terá que trabalhar com produtos de qualidade duvidosa para conseguir vender a preços tão agressivos os quais os aplicativos impõem aos restaurantes. Outro ponto preocupante para os empresários é o fato de não mais saber se o cliente é seu ou do aplicativo, uma vez que o consumidor já não procura mais pela sua marca, mas sim por um tipo de comida e normalmente opta pelos primeiros que surgem em suas telas de Smartphones, e que normalmente são àqueles em promoção. Duvida? Então pense comigo, quando você compra comida por estes aplicativos quais os primeiros itens de sua pesquisa? Nome do restaurante? Itens em promoção ou tipo de comida? Se a sua última escolha foi pelo nome do restaurante, parabéns você está ajudando o aplicativo a ficar maior, mas não o restaurante de sua preferência. Precisamos rever estes hábitos de consumo, só assim manteremos os estabelecimentos que tanto gostam
os de pé, caso contrário estaremos sendo cúmplices de suas mortes.

E aqui vai uma dica, muito provavelmente aquele restaurante, ou pizzaria, ou hamburgueria ou casa de massas que você tanto gosta continua atendendo por telefone e se você ligar agora para lá, com certeza vai ter um atendente muito educado e prestativo pronto para lhe prestar o melhor atendimento. Liga lá vai!!

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