Advocacia com visão de futuro
Esse é o propósito de atuação do Pironti Advogados, avaliado um dos 500 mais admirados escritórios do Brasil, conforme o Anuário Análise 500 Advocacia 2020
Advocacia harmonizada com a atualidade, eficiente em atendimento e mais próxima do cliente. Essa é a essência do propósito do Pironti Advogados, em atividade desde 2012, em Curitiba, e avaliado um dos 500 mais admirados escritórios do Brasil, conforme o Anuário Análise de 2020.
“Para colocarmos em prática esse conceito moderno de advocacia, o escritório criou um modelo pautado basicamente em três pilares fundamentais: integração e valorização da equipe, visão de futuro com participação efetiva de todos os colaboradores e desenvolvimento técnico e humano do nosso time”, explica o fundador Rodrigo Pironti Aguirre de Castro.
De acordo com Rodrigo Pironti, o escritório atua em novas áreas do Direito como Compliance, Privacidade de Dados, Gestão de Riscos, Arbitragem e, ao mesmo tempo, promove uma releitura das áreas mais tradicionais, como é o caso da atuação especializada em Direito Administrativo, por exemplo. “Buscamos, como missão, estar sempre na vanguarda dos temas jurídicos, tanto no aspecto acadêmico como profissional. Com isso, ainda que o Direito Público seja uma das nossas especialidades, a visão que aplicamos a este ramo do Direito é tão prospectiva quanto aos demais. Isso fica evidente, por exemplo, nos vários e-books que publicamos e que demonstram uma inquietação constante em modernizar o tratamento (muitas vezes tradicional) dado ao Direito Público”, descreve.
Rodrigo Pironti explica que o escritório busca ter alguns diferenciais em relação aos demais e um deles tem relação direta com os clientes. O advogado salienta que “não enxergamos o cliente como cliente, mas sim como uma extensão da realização do nosso propósito”. Ele observa que a visão de cliente como regra decorre de uma relação contratual formal e pautada em uma prestação de serviço regulada por termos fixados neste instrumento, “nós vamos muito além deste conceito e o que buscamos com o cliente é relacionamento (e não apenas contrato)”, sublinha. “Em razão disso, nós não somos apenas prestadores de serviço, vivemos o dia a dia do cliente, somos parte de algo maior, pois para viver nosso propósito, antes precisamos realizar o propósito do cliente”, pontua.
Sistema de Integridade
Outro diferencial é que, além de atuar na área de Compliance, o escritório mantém um rigoroso e estruturado Sistema de Integridade que contribui para uma atuação mais ética e transparente com o cliente, bem como, para uma realidade interna mais tranquila sob o ponto de vista da conformidade legal das suas atividades. Balizador de condutas éticas, o programa de integridade do escritório é pautado em metodologias internacionais como ISO 19.600, ISO 37.001, ISO 31.000, COSO ERM dentre outras. Demonstrando efetividade, o programa tem sua maturidade avaliada constantemente, matriz de risco com rigoroso padrão de análise, políticas sólidas de integridade, comitês internos de gestão, canal de denúncia operado por empresa independente e auditoria contábil e financeira externa.
Trabalhar com ética, transparência, qualificação técnica e responsabilidade está no DNA do escritório, que por várias vezes deixou de atuar para importantes clientes, sob o ponto de vista financeiro e de portfólio, em razão da falta de alinhamento às políticas de integridade e atuação do Pironti Advogados. “O aspecto reputacional do escritório, cuja vinculação se dá diretamente ao nosso propósito, é sempre a bússola a nortear nossas decisões”, frisa Eduardo Moura, Compliance Officer do escritório.
Advocacia contemporânea
O escritório utiliza a juventude de seu corpo técnico e o estímulo a novas teses como um dos seus grandes diferenciais. Pironti argumenta que “somando a nossa qualificação constante e visão prospectiva, a juventude nos permite ter como diferencial a resiliência e o compromisso de ir além do tradicional, pautados sempre em critérios éticos e profissionais”. O estímulo dos mais jovens (advogados iniciantes e trainees) passa por um modelo de atuação e remuneração diferenciado. “Tratamos os trainees, por exemplo, como verdadeiros profissionais, obviamente que dosando sua atuação ao momento de vida e de evolução acadêmica em que estão, mas preparando-os efetivamente para o exercício diário da advocacia, com participação ativa no modelo de negócio e prospecção de seu futuro no escritório”, pondera.
Sobre a inserção no Anuário Análise 500 Advocacia, Rodrigo Pironti declara que sempre trabalhou para alcançar o seu propósito acadêmico e profissional, mas nunca fez isso pensando em qualquer reconhecimento que não fosse prestar um serviço de excelência. Alega que não tem histórico familiar na advocacia e da mesma forma, não iniciou sua carreira nas maiores bancas do país, mas admite que integrar o Anuário Análise 500 como uma das bancas mais admiradas do Brasil é uma demonstração de que “o que construímos no escritório tem sentido e de que estamos no caminho certo, pois permitiu esse reconhecimento”. Completa que a indicação representa a “realização do propósito do escritório, qual seja, ser reconhecido pelos nossos clientes, por prestar um atendimento de qualidade e efetivo”.
Relata que a equipe recebeu a notícia com muita alegria, mas também com muita humildade. “Sabemos que o reconhecimento e a colocação no ranking exigem ainda mais compromisso de nossa parte, não apenas para honrar a admiração a nós direcionada, mas para continuar evoluindo em nosso propósito de estar cada vez mais próximos aos clientes e poder auxiliar na condução ao sucesso do seu negócio e ao êxito pretendido”, sustenta Rodrigo Pironti.
Perfil do Escritório
Rodrigo Pironti fundou o escritório em 2012, após iniciar sua carreira no Poder Público e experimentar um período de tempo em uma sociedade. Na época, era ele e o então recém-formado Rafael Porto Lovato (hoje sócio do escritório).
Ambos tinham desde aquela época a visão de uma advocacia diferente e começaram a implantar isso aos poucos, no dia a dia da relação com o cliente. Hoje consideram a estrutura enxuta, mas com um modelo de negócio pautado em um novo mindset, pois implantaram um espaço de trabalho moderno, com muita interação visual e integração entre todos, valorização pessoal e profissional e uma metodologia de trabalho e de relacionamento que aproxima o time.
O escritório tem políticas concretas que fazem parte desse modelo de negócio que entendem como moderno e diferenciado, cujo único objetivo é permitir harmonia no ambiente interno, para estarem sempre motivados a atender de forma eficaz os clientes.
Advocacia, Condução, Futuro, Negócio, Políticos, Sociedade, Visão